Você sente que as vezes está puxando várias cordas na sua vida e elas estão prestes a arrebentar? Que é muita coisa ao mesmo tempo? Meu objetivo aqui é te ajudar a definir suas prioridades na vida para deixar esse trabalho mais leve e as “cordas” mais fortes!

Com as diversas demandas do nosso dia-a-dia fica difícil saber para onde o foco deve ir, onde começa ou termina as tarefas, etc. É preciso focar na base das suas ações… para entender melhor, sua vida é como uma engrenagem e tem a principal delas, que vai ser sua maior prioridade! É essencial que essa “engrenagem” seja aquela que te traga maior felicidade! Mas como encontrar ela? Vem comigo para as melhores dicas.

Roda da vida

Você já ouviu falar em “Roda da vida”?

roda da vida
* Página inclusa no Planner Ufa, tá feito!

Ela consiste basicamente em um círculo repartido em “esferas” da sua vida, ou seja, vida profissional, acadêmica, saúde, relacionamento, autocuidado, etc. e do meio à borda do círculo há “camadas” para preencher o nível de realização que você sente em relação à essa “esfera”.

Para preencher é legal usar lápis de cor, marca-texto, canetas… de cores distintas. Por exemplo, para aquelas “esferas” que você se sente mais realizada pintar com suas cores favoritas ou mais vibrantes , etc. da forma que achar melhor para tornar mais visual e ajudar a esclarecer onde estão os pontos de atenção!

Destrinchamento

Essa etapa é importante para esclarecer detalhadamente quais são as prioridades da sua vida! Olhar para alguma “esfera” da sua vida de modo geral é importante, mas suas atividades rotineiras que modelam ela, então é para lá que vamos olhar.

Comece por cada “esfera”. Por exemplo, vamos escolher “saúde”, comece se questionando

– Estou me alimentando de forma saudável?

– Estou praticando exercício físico ou movimentando meu corpo de alguma maneira?

– Estou tirando um tempo para mim mesma?

– Estou descansando e dormindo bem?

E assim por diante… faça isso para cada “esfera” da sua vida. E é importante ressaltar que, há uma roda da vida “padrão”, mas a sua pode envolver o que for mais próximo de sua realidade.

Priorização

Aqui é o ponto chave! Você já sabe quais “esferas” da sua vida estão indo bem ou em defasagem e quais atitudes devem permanecer, melhorar ou ter um início. Agora, é necessário pensar “o que me traz maior felicidade?”, “o que me traz maior estabilidade?”, para, assim, encontrar a sua “engrenagem base”. Esse vai ser seu ponto de partida, sua maior prioridade. Pode ser que haja duas ou mais prioridades, então você as ordena de acordo com a importância.

Para fazer isso, pense qual seu maior objetivo de vida. Vamos pensar que seja ter estabilidade financeira e ficar com a sua família… o que importa mais internamente para você? Essa vai ser sua prioridade master! E faça essa linha da raciocínio para tudo aquilo que queira alcançar na vida.

Leia também:

Uma dica para sua priorização ser mais assertiva é pensar em qual das “esferas” da sua vida são as mais influentes para você alcançar o objetivo da sua vida. Por exemplo, se estabilidade financeira é seu maior objetivo, é melhor priorizar sua vida profissional. Agora, se seu maior objetivo é paz interior, é mais interessante olhar para outras “esferas” como autocuidado, saúde, relacionamentos… Pense naquela que vai te aproximar mais de uma maior realização pessoal!

A partir disso, dedique mais tempo para as atividades que vão envolver isso. Separe no seu planner uma boa quantidade de horas ou dias da sua semana para focar nisso! E também deixe alguns espaços vazios para possíveis imprevistos, assim te permitirá remanejar os planos garantindo a priorização da sua maior meta de vida.

Por fim, para ressaltar uma dica citada acima, é usar diversas cores no seu planner para deixar mais visual e facilitar na priorização!

Fonte: Giphy.com

Para mim, realização pessoal é a base de tudo, por isso super recomendo priorizar tudo aquilo que te traga esse sentimento e, o mais importante, felicidade! Mas agora você já aprendeu como definir o que é prioridade na sua vida, né?! Então o próximo passo é por em prática.

Mantenha seu planner sempre próximo de você para te lembrar sempre das suas prioridades. E, me conta aqui nos comentários, qual sua maior prioridade? :*