Com certeza você já ouviu sobre agenda x planner, qual a diferença? São iguais? Qual usar? Qual eu prefiro?

Ambos têm o mesmo objetivo: te ajudar na organização. Servem para anotações de compromissos, lembretes de tarefas, entre outros, para aumentar a produtividade e realizar metas ou objetivos.

Mas claro, tem muitas diferenças! Vou te mostrar aqui as 5 principais, vamos lá?!

Fonte: Unsplash

1. Temporalidade

A principal diferença entre planner e agenda está na temporalidade da determinação das atividades, que geralmente é o ponto chave para você escolher seu queridinho. 

A agenda funciona direcionada para anotações diárias, com data marcada e às vezes com horário espaçado em 1 hora. Já o planner, também tem a opção de anotações diárias, podendo vir ou não com datação e geralmente não tem o horário marcado. Além disso, ele também pode ser usado semanalmente, mensalmente ou até anualmente, devido ao modo que ele é organizado permitir uma visualização mais ampla.

2. Equilíbrio

Equilíbrio? Sim, equilíbrio é tudo na nossa rotina! Como dito no tópico anterior, o planner tem uma visibilidade maior de médio e longo prazo, o que é essencial, pois ajuda no equilíbrio das tarefas. 

Como assim? Tendo essa visão ampla, é possível dividir as atividades de forma bem distribuída para não pesar muito em algum dia, semana ou mês, possibilitando maior espaço para descanso, atividades de lazer, etc., que são essenciais para a produtividade! 

Também é possível segmentar as atividades pela agenda, mas há uma dificuldade maior devido à essa visualização.

3. Personalização

Tanto na agenda como no planner é possível usar canetas coloridas, post its, adesivos, entre outros, mas não é só esse tipo de personalização que estou falando! 

Uma diferença importante é que a agenda costuma ser um modelo mais tradicional, enquanto que o planner é mais inovador. Isso pois, é possível ter diversas funções dentro do mesmo planner. Pode ser usado para, além das tarefas e atividades, organização financeira, para alimentação, beber água, rotina de exercícios físicos, viagens, filmes ou séries, etc.

Pode adicionar o que você quiser no seu planner para ele ter o objetivo que você almeja. Basta acrescentar os inserts que quiser!

Leia também:

4. Diversão

É muito satisfatório dar aquele check nas atividades, né?! Mas e o processo todo? 

Geralmente na agenda, o uso é mais para compromissos rotineiros, trabalhos a serem entregues, etc. Já o planner, como citado no item anterior, pode ter várias funções, pode-se ir colorindo a partir do andamento das atividades para ter um acompanhamento do progresso, ir preenchendo lacunas de sonhos, adicionar inserts de desejos, entre outros, que torna, além de uma ferramenta de organização, um passatempo divertido!

Fonte: Giphy

5. Reutilização

Como comentado no tópico 1, a agenda possui data marcada por dia, já o planner pode ter ou não. Com isso, a agenda é usada somente no seu ano de data, já o planner pode ser utilizado novamente quando não datado. Neste pode, também, ser reutilizado páginas que não sejam focadas no calendário, como de filmes, senhas, ciclo de vida, viagens, etc., que foram anotadas de lápis ou que sobraram!

Fonte: Freepik

Muitas informações, né?! Te mostrei aqui que a agenda e o planner tem muito em comum, mas muitas diferenças também, ai vai do gosto e preferência de cada um!

Mas e ai, me conta aqui nos comentários, você é team agenda ou team planner?

E se o seu queridinho for planner, vem dar uma olhada nos nossos produtos!