É comum no nosso dia a dia ficarmos perdidos com a alta demanda de atividades, tarefas e compromissos… por isso, precisamos definir quais são as prioridades, para que estas não passem em branco ou não tenham o devido tempo na rotina. Assim, o necessário é cumprido e menos estresse para a conta rs

Mas, como definir isso na minha agenda? Como saber o que é prioridade? Vou te dar algumas dicas!

Fonte: Giphy

Tipos de atividade

Antes de tudo, é difícil achar um ponto de partida no meio de tantas tarefas, né?! Então, vamos definir as atividades em duas categorias, sendo elas Urgente ou Importante. Se não se enquadrar em nenhuma dessas, não é prioridade!

Urgente: tem prazo;

Importante: gera impacto/resultados e consequências.

A Matriz de Eisenhower é uma boa tática para definir suas prioridades, começando por aquelas que são urgentes e importantes, e as que são importantes, mas não necessariamente urgentes, conforme imagem abaixo:

Metas

Definir prioridades é uma coisa extremamente pessoal. Suas prioridades muitas vezes vão ser divergentes de outras pessoas e vice-versa. Para começar, pense quais são seus objetivos de vida? Quais são seus valores? Onde você quer chegar?

A partir disso, você consegue mapear os pequenos passos (compromissos) para alcançar o grande! Alguns exemplos:

1) Seu maior objetivo é viajar com milhas, então, qual sua prioridade no seu dia a dia? Estudar sobre milhas!

2) Você quer ficar craque em Excel, sua prioridade no dia a dia é fazer um módulo de algum curso diariamente ou semanalmente;

3) Você quer ter uma vida mais saudável, sua prioridade será cozinhar alimentos saudáveis e praticar exercícios físicos regularmente.

Horários

Os compromissos que tem agenda marcada, data e/ou hora, devem ser prioridade! Quando for montar sua rotina, comece marcado esses. Contudo, isso vale para os compromissos que não dependem somente de você. Se você for responsável pelo agendamento, encaixe-os em seus espaços que não serão ocupados por suas prioridades previamente!

*Uma dica! Você é aquele tipo de pessoa que gosta de acordar cedinho e fazer logo tudo de manhã? Ou aquela que chega a noite e fica cheia de energia?

Leia também:

Sabendo disso, você consegue agendar suas prioridades para esses períodos, assim as fará de forma mais produtiva!

Por fim, quando tiver suas metas traçadas, terá suas prioridades definidas também. A partir disso, escolha uma ferramenta para se organizar. Diquinha: o planner da Ufa, tá feito! é perfeito para isso rs.

Comece colocando no seu planner aquilo é que urgente e importante. Depois, o que é importante e assim por diante, priorizando os horários que você tem mais energia para se dedicar a isso. E leve a sério! Só dará certo com dedicação e compromisso.

Ah e não se esqueça de se priorizar também, ok?! Compromissos, tarefas, estudos, reuniões, cuidar da casa, etc. é muita responsabilidade, mas cuide de si também. Reserve um tempo para dedicar ao seu bem estar.

Agora me diz aqui nos comentários, quais suas 3 principais prioridades?