Você provavelmente já ouviu falar em “mindset” alguma vez, mas você sabe o significado desse termo? Sabe quais são seus tipos? Sua importância? Traduzindo do inglês para o português significa “mentalidade” ou “configuração mental”. Isso é no sentido literal… mas na vivência é muito mais que esse conceito! Vem comigo que vou te explicar tudo.

Fonte: freepik

Conceito

Seu mindset é a forma como você enxerga a vida e sua atuação nela. Como assim? é literalmente a maneira como você pensa e encara sua realidade, o meio que está inserida, ambições, vivências, sonhos, experiências, tudo… são seus padrões de comportamento! Quando você se encontra em determinada situação, sua reação é baseada no seu mindset.

Por exemplo, vamos supor que no seu dia de trabalho alguém faz um erro gigantesco, mas que tem solução… há diversas formas de agir frente a isso, duas opções são: só reclamar, xingar, brigar ou respirar fundo, consertar o erro e dar feedback para que aquilo não ocorra novamente… tudo depende do seu mindset! Eu dei aqui um exemplo em uma situação profissional, mas serve para todas as esferas de sua vida.

Além disso, é importante saber que há tipos de mindset!

Tipos

Há basicamente dois tipos de mindset, sendo eles:

Fixo

Esse tipo de mindset é aquele que funciona a partir da crença de que as qualidades são imutáveis e também são determinantes, no sentido de que habilidades e dons são o que caracterizam o sucesso de uma pessoa.

Por exemplo, uma pessoa que é muito boa nadadora, pressupõe ambiciosamente que por essa característica ela pode ganhar qualquer competição sem precisar se destacar e treinar pesado para isso, mas no fim acaba perdendo. Ou então, um caso mais geral, quando alguém acredita que não tem capacidade de realizar tal atividade e desiste antes mesmo de tentar, só por se invalidar.

Crescimento

Já o mindset de crescimento parte do pressuposto de que todos têm um potencial a ser explorado por diversas maneiras, basta querer e ir atrás seja da forma que for. Ou seja, para esse tipo de pensamento existe uma flexibilidade nas características de uma pessoa que possibilitam novas maneiras de agir e enxergar o mundo, assim, a capacidade de cada um pode ser desenvolvida.

Um exemplo simples, vamos supor que você, ao se alongar, mal consegue encostar as mãos nos pés, mas você têm a mentalidade de que se esforçar repetidamente para tal ação, com o tempo você vai conseguir até colocar a mão no chão, expandindo totalmente sua capacidade anterior.

Leia também:

Importância

A partir dos tipos de mindset é possível concluir que é esse conceito que faz você direcionar sua vida para determinado sentido. Isto pois, a forma que você configura sua mente influencia totalmente nas suas decisões mesmo nas mais rotineiras ou consideradas pequenas.

Isto é, para seu desenvolvimento pessoal (profissional também) e para alcançar o que você julga como sucesso, é necessário estabelecer um mindset compatível com isso, que te prospere e faça seu esforço valer a pena!

E só lembrando, está tudo bem errar e as vezes as coisas não vão sempre dar certo, mas o importante é ter um mindset que não te bloqueie, que te tire de sua zona de conforto e aprenda com essas situações, para sempre se tornar uma melhor versão de si mesma!

Fonte: Freepik

Agora que você já sabe tudo sobre mindset, vai começar a colocar em prática para desenvolver o seu né? Esse conceito pode mudar sua vida de uma forma incrível! E ai, me conta aqui nos comentários o que você não vai deixar escapar do seu mindset!!!