Primeiramente, o que é um hábito? É simples, é aquilo que se faz usualmente, frequentemente ou até mesmo um costume. Para conseguir manter um planejamento semanal é preciso criar esse hábito e começar a se organizar dessa maneira! Mas como? por onde começar? Vem comigo que vou te dar as melhores dicas.

PlannerSemanal-2

Como criar o hábito

Isso é um processo longo! Mas de maneira geral, para criar um hábito você precisa fazer a mesma atividade várias vezes de forma repetida e contínua até se tornar um costume na sua rotina. É interessante começar aos poucos para conseguir manter firme, então comece organizando seu método de planejamento!

Método de planejamento

Como começar a me planejar semanalmente? Antes de tudo, escolha um dia da semana para se organizar. Vamos supor que você defina domingo como esse dia, então todo domingo você vai separar um tempinho para planejar tudo que vai acontecer na sua semana, dia a dia. É interessante ter uma visão mensal antes de partir para a semanal para garantir que as atividades necessárias serão priorizadas e tudo acontecerá dentro do prazo.

Então acenda uma velinha perfumada pra criar um climinha, tipo um ritual, e então comece colocando os compromissos mais importantes da semana e aqueles que devem ser priorizados mais no começo dela, como segunda ou terça-feira. Depois dos compromissos com horário ou dia marcado, anote tarefas e outras atividades.

Uma dica que gosto de fazer é deixar os primeiros dias da semana mais cheios para ficar mais tranquila no final da semana, e ter um tempo livre ou até mesmo um espaço na agenda caso precise remarcar ou adiar alguma tarefa.

Leia também:

Para incentivar a criação do hábito use marca-textos, canetas, post-its, adesivos ou o que achar interessante para deixar esse planejamento mais prazeroso! Pode usar as canetas e marca-textos para atribuir cores a diferentes tipos de atividade, adesivos de done, post-its com coisas importantes, etc. seja criativa!

Lembrete

Como dito, um hábito tem que ser algo contínuo, então deixar seu planner em um lugar acessível, como no escritório, perto da cama ou qualquer lugar que estará sempre por perto para poder checar seu planejamento recorrentemente e garantir que seu plano se torne em ações, é uma ótima alternativa!

Outra dica é usar seu planner em conjunto com algum meio digital para colocar alertas, caso goste desse método. Quando for checar suas atividades semanais já ativa um alarme para não ter erro mesmo!

Fonte: Giphy

Agora você já sabe como fazer seu planejamento semanal e como manter ele em ação para criar disto um hábito!

Está esperando o que? Me conta aqui depois o que está achando e compartilhe suas dicas também 🙂