Você já ouviu falar em moodboard? Sabe o que é? Traduzindo significa “painel de humor”, mas pode-se entender como um quadro de inspiração! Serve basicamente para organizar e impulsionar suas ideias de forma visual. O mais comum é ser usado para projetos como de moda, arquitetura, design, entre muitos outros, traduzindo a essência desses conceitos, ou seja, criam uma “atmosfera” visual desse projeto para prosperá-lo!

Vem comigo que vou te contar tudo sobre ele!

Fonte: Unsplash

Por que fazer?

Primeiramente, se você acredita na lei da atração, esse é especialmente para você! O objetivo do moodboard é traduzir a personalidade das suas ideias por meio de objetos, amostras de materiais e imagens. E, como dito, é uma ótima fonte de inspiração. Fazendo seu moodboard você consegue concentrar as ideias principais do seu projeto, definindo-as de forma mais clara e visualizando-as constantemente, o que pode levar a uma concretização para ações!

Como fazer?

Antes de tudo, defina sua intenção para o projeto para estudar suas referências de forma assertiva. Após isso, comece a juntar os materiais. Seu moodboard pode ser físico ou digital. Para fazer o físico, pode ser realizado em um quadro próprio para isso ou em uma tela, cortiça, lousa, entre outros. Pode-se adicionar colagens de fotos, imagens de revistas, livros, pedaços de tecido, catálogos de cores e muitos outros! Já o digital funciona praticamente da mesma forma, mas digitalmente com suas respectivas referências. Há várias plataformas na qual você pode montar o seu, como o Canva, por exemplo, mas escolha a que você é mais familiarizada!

Então vamos aos passos:

1º: Físico ou digital; 

2º: Tipo de recursos – vai usar fotos? tecidos? vídeos? escritas?; 

Leia também:

3º: Estilo do design – para ter um moodboard harmônico é interessante ter um design específico para seus recursos serem padronizados (se for o desejado), pois ajuda na visualização das ideias; 

4º: Paleta de cores – As cores têm significados e podem transmitir diferentes vibrações para seu projeto, além disso, dependendo da sua intenção, pode ser interessante usar cores complementares ou de contraste para incentivar seus objetivos;

5º: Texturas – Semelhante com as cores, a textura do seu moodboard afeta o visual dele, então de acordo com seu desejo, escolha texturas lisas, onduladas, ásperas, etc.;

6º: Tipografia – Esse passo é, na verdade, opcional de acordo com seus recursos… caso decida fazer escritas (o que eu recomendo!), escolher a fonte da sua letra ou até mesmo usar o lettering, pode deixar seu moodboard muito mais charmoso!;

7º e último: Mão na massa – Agora é hora de colocar todas suas ideias no seu projeto.

Benefícios

O moodboard é uma ótima ferramenta para alimentar a criatividade e criar valor para suas ideias de forma a propiciar ações. Quando suas ideias estão muito confusas e conflitantes, quando não consegue se organizar e visualizar seus próximos passos, seu “quadro de emoções” serve justamente para te orientar quanto a isso. Coloca suas propostas de forma conexa e visual para sua ideia criar uma “carinha” final e real! É ótimo para concentrar suas ideias e gerar oportunidades a partir disso.

Fonte: Freepik

Agora você já sabe como fazer seu moodboard, como é uma ótima fonte de inspiração e super divertido de fazer! Então bora organizar as ideias conforme as dicas que você vai arrasar!

E ai, já decidiu como vai ser o seu moodboard? Conta aqui pra gente nos comentários, quem sabe alguém não se inspira na sua ideia também?!