Você já ouviu falar em “kanban”? Um nome diferente, né?! É uma ferramenta de organização que ajuda na visualização das atividades e o progresso delas.

Sabe quando você tem um monte de atividades, ideias e planos, mas é tanta coisa que você fica perdida e não sabe onde começa e termina suas necessidades? É para resolver isso que essa ferramenta vai te ajudar.

Fonte: GIPHY

O QUE É

Kanban é de origem japonesa e significa “sinalização” ou “cartão”, pois consiste exatamente em colar cartões em um quadro, de modo a facilitar a visualização das atividades. É um método muito utilizado nas empresas e em projetos por controlar e gerir o fluxo de produção.

COMO FUNCIONA

O kanban funciona a partir da divisão de um quadro em três partes iguais, com os títulos “to do” (a fazer), “doing” (fazendo) e “done” (feito). Em cada parte cola um post-it ou quantos forem necessários com a indicação do título. Por exemplo, você precisa organizar sua agenda, então coloca em “to do”. Está fazendo um trabalho, coloca em “doing”. E terminou um livro, coloca em “done”.

Leia também:

Todas as atividades do seu dia-a-dia você coloca nesse quadro e vai atualizando-as com o tempo e o andamento delas. As atividades a serem mapeadas são a seu critério. Pode colocar só coisas do trabalho ou coisas pessoais, por exemplo, também.

A forma de fazer também pode ser adaptada. O mais comum é utilizar um quadro em branco e post-it colorido, mas pode ser feito com canetão, por exemplo, uma cartolina, canetas coloridas, com adesivos ou usar uma folha do seu planner. Depende da sua prioridade e o que funciona melhor para você.

Há também, atualmente, ferramentas digitais que funcionam como o método kanban. O próprio e-kanban ou outras que são similares como o Trello e Miro.

Enfim, há uma enorme lista de formas que se pode usar o Kanban, mas todas elas servem para você visualizar o andamento das suas atividades de modo a te ajudar a se organizar com elas e ter um controle maior delas!

Agora que você já sabe o que é e como funciona, vai fazer o seu né? Conta aqui nos comentários qual método você vai usar!