Você sabe o que é um ano em pixels? E como usar? Mas, antes de tudo, você sabe o que é um pixel? 

É basicamente o menor ponto que está presente na forma de uma imagem digital, sendo esta um conjunto de pixels, e pode compor várias cores. 

Para fazer seu ano em pixels, vai funcionar praticamente da mesma maneira que uma imagem, mas com um objetivo diferente. Consiste basicamente em mapear seu ano, pela característica que você desejar – geralmente é muito usado para medir o humor – através da atribuição de diferentes cores para cada uma.

Mas, por que fazer isso? Como usar? Que resultado terei? Vem comigo que vou te contar tudo!

Imagem 1

Por que fazer?

O seu ano em pixels te ajuda a mapear de forma geral como foi o seu ano. Como citado, o mais comum de ser usado é o humor, então nesse caso, é possível, ao final do ano, concluir qual foi o humor mais presente ao longo daquele ano.

Por exemplo, se você decidir que quer medir seus humores por “feliz” (verde), “triste” (roxo), “bravo” (vermelho) e “animado” (amarelo), supondo que no fim a cor mais presente era verde, você vai concluir que na maior parte do seu ano você estava feliz e pode fazer algumas ações a partir disso, que vou te contar já já.

Como usar?

A principal forma de usar seu ano em pixels é realizando vários quadradinhos, dispondo na horizontal/vertical a inicial de cada mês (por exemplo: J, F, M, etc.) e na vertical/horizontal os números do mês (1,2,3,4,5, etc.), como está presente na imagem acima (Imagem 1). Essa é a forma mais organizada para fazer e na Ufa tá feito você encontra já pronto! Mas claro, a forma de organização é você quem escolhe, se preferir só juntar 365 (ou 366 para anos bissextos) quadradinhos não tem problema nenhum!

O próximo passo é escolher o que você quer mapear. Como falei, o mais comum é o humor, mas você pode escolher o que quiser, por exemplo como foi o seu dia, pode ser dias legais, mais corridos, mais relaxados, produtivos… pode ser criativa!

Depois de escolher, defina essas categorias por cores, por exemplo um dia feliz um a cor azul e assim por diante. Por fim, é só colorir cada quadriculado ao fim do seu dia com a cor referente à emoção (ou o que você for mapear) mais presente. Você pode pintar com lápis de cor, “canetinha” ou até mesmo marca-texto, o que você tiver disponível e considerar mais divertido de fazer!

Leia também:

Uma dica é deixar próximo de onde for deitar para não esquecer! Mas caso aconteça, anote no celular ou em algum cantinho para não perder nenhum dia.

Resultados

Chegou a hora de eu te contar! Como já havia dito, o ano em pixels é uma forma de mapeamento do seu ano, então a partir disso você pode fazer algumas análises e perceber ações suas que deseja continuar realizando ou mudá-las.

Com isso, você consegue perceber como está seu estilo de vida, se seus dias estão equilibrados, muito variados… se você deseja dias mais animados, faça tais coisas para alcançar isso, entre outras coisas, de acordo com você e seu jeito de viver!

Por fim, melhore seu ano e seus dias! Há muitas opções para fazer seu ano em pixels e que vão te ajudar a saber como está indo seu ano, além de ficar lindo o conjunto das cores no final. Mas e aí, qual seu  jeito favorito de fazer o ano em pixels? Deixa aqui nos comentários!