Você sabe como o seu planner pode te ajudar a desenvolver sua inteligência emocional?

Primeiro de tudo, inteligência emocional é um conceito da psicologia que descreve a capacidade de reconhecer, avaliar e lidar com os sentimentos dos outros e os seus próprios.

Sabendo disso, seu planner é sua ferramenta para atingi-la! Isso porque é nele que você vai registrar suas emoções e acompanhá-las para se conhecer mais e, consequentemente, aprender melhor sobre como agir em relação aos outros. Bora para as dicas?

Fonte: Giphy

Registro

O primeiro passo é entender seus sentimentos no dia-a-dia. Para isso, a cada final de dia escreva no seu planner sobre o seu humor, como você se sentiu ao longo dele nas diversas situações.

Uma dica legal a longo prazo, é usar seu ano em pixels! Você basicamente mapeia com cor seu humor ao longo do ano, está tudo explicadinho nesse post do blog.

Para você medir melhor seu sentimento na sua rotina, é importante definir como irá controla-lo. Por exemplo, você pode separar pelas 8 principais emoções, sendo elas: alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa, afeto, aversão e confiança. Assim como o ano em pixels, para essa categorização, é interessante escolher cores para cada uma!

Situações

A partir dos seus registros, é possível identificar quais são as situações mais corriqueiras e isso te permite desenvolver sua inteligência emocional.

Positivas

Em relação às situações positivas, mapeie quais são as principais e como, de maneira geral, você lidou com elas. É claro que não há um padrão em nossas emoções, elas são únicas e variáveis, mas, dessa maneira, é possível enxergar como você costuma agir em determinadas ocasiões.

Negativas

Esse ponto é muito importante. Aqui é a parte mais essencial para anotar com detalhe no seu planner. Escreva todos os momentos que você não soube como lidar, que te incomodaram, estressaram, que te chatearam ou tiraram a paciência. Além de ser terapêutico colocar isso para fora de alguma maneira, é a melhor forma de visualizar o que te tira do seu eixo. E, saber isso, é a base para o próximo passo!

Leia também:

Prática

Agora você já sabe como se sente no geral, as coisas que te fazem bem e o que te fazem totalmente o contrário. Com isso, você entende melhor como controlar seus sentimentos e desenvolve técnicas para auxiliar nisso.

Por exemplo, o que te faz se sentir grato? Vamos supor que seja olhar para o céu, então, quando se sentir mal de alguma forma, olhe para o céu e respire bem fundo.

Ou se você se sentir muito estressado, o que te acalma? Ouvir uma música específica? Coloque ela para tocar.

Fonte: Freepik

O segredo para inteligência emocional é o autoconhecimento, para si, para aprender a lidar com suas emoções. Para o próximo, por saber como suas emoções irão refletir nele, como você irá agir externamente. Mapeie diariamente, entenda como você age nas diversas situações rotineiras e use técnicas, a partir dessa análise, para controlar seus sentimentos.

Assim, você se sentirá mais firme de si, mais confiante e saberá lidar melhor com os seus sentimentos, com as pessoas e situações ao seu redor!

Agora, deixa aqui nos comentários uma técnica que você ama usar!