Essa nova geração tecnológica é uma relação de amor e ódio, né?! Temos acesso a tudo, a qualquer momento! É uma maravilha, mas ao mesmo tempo somos bombardeadas de informações o tempo inteirinho, sempre conectadas e online… tem seu lado bom e ruim… mas e para nos organizarmos, qual o melhor?

Fonte: Freepik

Por que usar o analógico?

Nessa nova era tecnológica, estamos sempre conectadas e é muito difícil ter momentos em que não estamos online! Mas é sempre bom ter um tempinho fora desse mundo… tem gente que não larga o analógico por nada! E, por que será?

“Refúgio”

Quando usamos um planner de papel, temos um momento reservado para nos concentrarmos naquilo, como um “escape” desse bombardeio tecnológico. Focamos em nossa atividade, sem distrações de notificações, redes sociais, etc.

Relaxamento

Apesar de anotarmos atividades, tarefas e compromissos no nosso planner, colocar as informações nele pode ser um momento terapêutico, por ser um momento de planejamento e organização que seja focado para você. Além disso, você pode usar canetas coloridas, post-its, marca páginas, marca-textos, dar mais cor e personalidade ao seu planner, o que dá uma enorme satisfação!

Desenvolvimento

Uma questão mais fisiológica é que, usando o planner de papel, você ativa mais seu cérebro para se planejar, primeiramente pela escrita, que é estimulante e, segundo, na organização das ideias!

Vista

Pode parecer bobo, mas ter um planner analógico faz sua vista te agradecer muito! Como estamos muito conectados, sempre usando tela de computador, celular, tv, etc., nossa vista cansa muito mais, pois é mais desgastada. Por isso, um momento longe dessas telas, ajuda a descansar a vista!

Por que usar o digital?

Tem muitos lados positivos, o uso do digital facilita muitas coisas na nossa vida e no dia-a-dia, então se organizar digitalmente tem seus benefícios!

Rapidez

Como já dito, por estarmos sempre online, temos acesso ilimitado e com muita facilidade. Então, é prático acessar quaisquer informações, na hora que for necessária. Imprevistos acontecem, às vezes é necessário remarcar, cancelar ou adiar uma atividade e se organizando digitalmente permite uma atualização imediata.

Praticidade

O uso digital é mais prático, justamente por termos acesso ilimitado, estamos sempre com o celular, notebook, tablet, etc., o que permite que nos atualizemos a qualquer minuto, o contato com qualquer pessoa é prático! Por exemplo, se você tiver um compromisso, mas vai se atrasar, é só ligar ou mandar uma mensagem para remarcar ou adiar!

Leia também:

Lembretes

Como dito acima, principalmente por sempre estarmos com o celular, isso permite que tenhamos lembretes de nossos compromissos. Muitas ferramentas têm pop-up de notificação lembrando de uma reunião, por exemplo. Ou, até mesmo mais simples, podemos colocar um alerta, como no próprio aplicativo de alarme.

Ferramentas

O planner digital é uma ótima opção para se organizar digitalmente, mas, atualmente, a variedade de opções é enorme! Existem muitos aplicativos que ajudam nessa organização como o Google Agenda, OneNote, EverNote, Trello ou até mesmo as Notas do celular… e tem também diversos aplicativos de reunião que facilitam o contato como Google Meet, Zoom ou o próprio Whats App.

Fonte: Giphy

Então, a melhor forma de se organizar é a forma que você preferir! Cada um tem seus gostos e suas preferências, te apresentei aqui o melhor dos dois mundos, agora é só escolher o que você mais gosta!

A Ufa, tá feito! tem opção de planner para impressão e o digital, assim, você tem o equilíbrio entre esses dois mundos. Agora, me conta aqui nos comentários, qual o seu preferido?