É comum surgir a dúvida “qual papel eu utilizo para imprimir meu arquivo digital?” e a resposta para essa pergunta é bem relativa de acordo com seu gosto!

Os papéis podem ser classificados por sua textura, que é o aspecto, liso, com relevo, telado, etc.; por sua cor, que a mais comum é a branca, mas pode variar de acordo com seu material; e por seu peso, que geralmente varia de 50 a 350 gramatura (gr = espessura/grossura do papel). Para quem gosta de usar marca-textos por exemplo, quanto maior a gramatura, maior sua espessura, por isso, papéis com mais de 90 gramas têm menor chance de manchar o outro lado.

Assim, se atentar às características do impresso são essenciais para analisar as classificações e escolher o melhor papel a ser utilizado. Vou apresentar algumas opções aqui, vamos lá?!

Fonte: Freepik

1. Sulfite/Offset

Esse é o mais famoso e o mais utilizado para impressões comuns. O tamanho mais encontrado é o A4, mas para nosso planner, o A5 é nosso queridinho! É o tipo de papel branco não revestido, possui textura lisa, sem brilho e diversas cores. Sua gramatura varia de 75 gr , 90 gr, 120 gr, 180 gr e 240gr. Pode ser usado para planner, cadernos, agenda, livros, etc.

2. Reciclato

Esse papel  é feito com sobras de papel offset. É mais ecológico e sustentável. Possui cor e textura de papéis reciclados, com tons de caramelo ou próximo de um bege. Sua gramatura varia até 240 gr, mas a mais comum é 75 gr. Pode ser usado para planner, agenda, cadernos, envelopes, etc.

3.  Jornal

O papel jornal é bastante utilizado pela indústria gráfica para grandes produções por permitir impressão rápida. Sua gramatura comum é 49 gr e possui uma qualidade um pouco inferior aos demais. Sua cor pode variar, mas a mais encontrada é a típica de jornal mesmo, um cinza/bege clarinho. Pode ser usado para jornais, folhetos, etc.

Leia também:

4. Couché

Esses papéis são mais resistentes por receberem uma camada de revestimento nos dois lados. Possui uma textura lisa e pode ser com brilho ou fosca. Sua gramatura varia de 90 a 300 gr. Garante uma boa qualidade de reprodução de cores. Pode ser usado em cartões de visita, cartazes, folhetos, revistas, catálogos, convites, etc.

5. Vergê

Esse papel possui pequenas linhas que criam uma textura levemente rugosa. Sua gramatura também é bem variada, é mais espessa que a do papel sulfite, mas mais fina que a cartolina. Também possui uma variedade de cores, mas as mais comuns são a branca e bege bem claro. Pode ser usado para cartões de visita, folhetos, convites, certificados, etc.

Enfim, trouxe aqui alguns papéis comumente utilizados para impressões, mas há uma vasta diversidade no mercado com muitas marcas, texturas, pesos e cores, por exemplo específicos para fotografia, adesivos, entre muitos outros. De acordo com a sua impressão e seus gostos, você encontra o ideal para você!

O meu favorito é o Offset 120gr branco. Mas e o seu?

Me conta aqui nos comentários, qual o seu favorito!