Existem diferentes maneiras de tornar a sua vida muito mais feliz. São pequenas coisinhas que, acrescentadas na sua rotina diária, podem melhorar a sua vida e te deixar bem mais disposto(a) e de bem com a vida.

Como eu estou sempre preocupada em melhorar a minha qualidade de vida, pesquiso com frequência sobre o assunto, e tento colocar tudo o que aprendo em prática. Porém não é nada fácil passar de uma rotina de assistir uma série enrolada no cobertor e me enchendo de porcarias para me tornar uma louca por uma vida saudável, meditando todo dia e com uma vida social perfeita.

Imagem: GIPHY

Como acrescentar esses hábitos na minha vida?

A dificuldade de adaptação me levou a considerar caminhos alternativos, e foi aí que comecei a pesquisar hábitos atômicos. Esse termo vem do livro Hábitos Atômicos: Um Método Fácil e Comprovado de Criar Bons Hábitos e Se Livrar dos Maus, de James Clear, e basicamente significa pequenos hábitos positivos e fáceis que, com consistência, mudam sua vida para melhor.

Mesmo que você não veja a mudança imediatamente, esses pequenas atitudes somadas ao longo do tempo criam resultados muito impactantes e duradouros. Esse é o segredo.

É por isso que você deve se lembrar: não tente adicionar tudo isso à sua rotina diária de uma só vez. Comece pequeno, mas continue e você verá a mudança acontecendo.

1. Durma o suficiente

Se você não estiver bem descansado(a), não estará no seu melhor. O sono afeta seu humor, seu sistema imunológico, sua saúde, seu trabalho, seu peso e até sua confiança. Veja quanto tempo de sono precisa ter de acordo com a sua idade e siga um horário fixo de dormir e de se levantar. E esqueça o botão soneca do seu alarme, pois aqueles “mais 5 minutinhos” podem prejudicar a qualidade do seu sono à longo prazo.

2. arrume a cama

Arrumar a cama logo quando acorda vai te dar uma pequena sensação de orgulho e vai te encorajar a concluir outras tarefas. No fim do dia, aquela tarefa concluída terá se transformado em várias. Além disso, chegar em casa e ver a cama arrumada dá aquela sensação de “Amanhã vai ser melhor”.

3. Beba água assim que acordar

Beber água vai acordar o seu organismo. Se hidratar é essencial para manter o corpo energizado ao longo do dia, por isso ande sempre com uma garrafinha de água e, se ficar em casa, deixe toda a quantidade de água que deverá beber bem à vista. Seu corpo agradecerá a longo e curto prazo. Além disso, muitas vezes quando você está com fome, com sono, cansado(a) ou até de mal humor, na verdade você está com sede, logo beber água é um truque para sair desses terríveis estados.

4. Pare para cheirar as flores

Não quero dizer isso literalmente (mesmo que, se você literalmente cheirar algumas flores frescas todos os dias, funcione muito bem também). Mas o que eu realmente quero dizer é para você tirar um tempo durante o dia para parar e saborear o momento, viver o agora. As pessoas vivem com os pensamentos no passado ou no futuro, e esquecem que só existe o agora.

Leia também:

5. Comece um diário de gratidão

Anotar diariamente sobre tudo o que sou grata na minha vida mudou a maneira como vejo o mundo e me ajudou a desenvolver uma atitude mais positiva. Apenas perceber quantas coisas você realmente tem na vida para agradecer parece um milagre revelador.

6. Liberte-se da negatividade interior

Tenho certeza de que, se prestar atenção no seu interior como pessoa, perceberá que há uma conversa negativa vivendo dentro de você. Observe quais são seus comportamentos mais nocivos: arrogância, preguiça, falta de motivação, medo de falhar e assim por diante. Preste muita atenção aos seus próprios pensamentos e pare sempre que refletir sobre onde eles vão te levar. Isso te ajudará a ser uma pessoa melhor!

7. Pratique afirmações

Comece o seu dia se olhando no espelho e dizendo algo agradável para você mesmo(a). Ou ainda melhor: faça uma mensagem positiva contradizer sua conversa negativa e colocar-se na mentalidade certa.

8. Medite

É mais fácil do que você imagina e não precisa de um mestre de guru de ioga para praticar. Simplesmente encontre um lugar tranquilo e gaste 5 minutos ouvindo a si mesmo ou aos sons à sua volta, e concentre-se em sua respiração. É isso aí. A meditação ajuda a diminuir os níveis de estresse e a limpar sua mente.

9. se mexa

Imagem: GIPHY

Não importa se é só dar uma pequena caminhada depois do almoço ou ir à academia por 3 horas e levantar um monte de pesos. Mantenha seu corpo em movimento e sua energia fluindo. Crie o hábito de fazer qualquer tipo de exercício que você goste: dançar, pular corda, algum esporte… algo que você tenha prazer fazendo e seja fácil para começar.

10. Faça uma lista de tarefas

Planeje seu dia, ou crie uma lista com todas as suas atividades de rotina. Isso te ajudará a descarregar sua mente, organizar melhor o seu dia e, claro, estar no controle. Use um aplicativo de celular ou um Planner como seu guia. Porém, é importante que se proponha a realizar no máximo 5 tarefas como prioridade do dia, pois mais do que isso é bem capaz que se sobrecarregue e chegue ao fim do dia com aquela sensação de “Não tive tempo para nada”.

11. Aprenda algo novo

Aprender mantém nosso cérebro ativo e jovem! Aprenda uma nova habilidade, um novo idioma, uma nova palavra, qualquer coisa! Vivemos na era da Internet, então não há nada que não possamos aprender e com facilidade.

12. Sorria

Há muito tempo que se comprova que suas expressões faciais estão conectadas ao seu humor. Então, se você sorrir, acabará se sentindo mais feliz. Use esse fato à seu favor, para adicionar um pouco mais de alegria a cada dia. Literalmente, não vai te custa nada.

13. Acenda uma vela

Apenas tente acender uma vela aromática quando chegar em casa do trabalho. O brilho quente e o cheiro calmante criarão uma atmosfera muito especial. Mas lembre-se de apagá-lo antes de dormir, segurança em primeiro lugar!

14. Ouça a sua música favorita

Talvez até cante junto e dance. Por que não? Aumente o som e solte-se! Você vai liberar endorfina e vai receber uma onda de bem estar instantânea!

15. Leia um livro

alisa-anton-6K4xvAMzF7Q-unsplash

A leitura é uma ótima maneira de se desconectar do mundo e de repente se encontrar em um novo universo inexplorado e aprender coisas novas. Defina talvez apenas 15 minutos por dia para ler algumas páginas, quem sabe você não se empolga?

16. faça o que você ama

Quais são seus Hobbies? Jogos, Desenho, Culinária, Lettering? Seja o que for, encontre algum tempo durante o seu dia para desfrutar de algo que lhe traga alegria. Se possível, use o que você ama como forma de ganhar dinheiro, torne sua paixão seu trabalho!

17. Coma nozes e castanhas

As nozes têm serotonina, que ajuda a melhorar o humor. Crie o hábito de levar com você algumas amêndoas, nozes e/ou castanhas (eu pessoalmente amo castanha de caju) para ser seu lanche entre refeições. Se colocar em um iogurte então, fica uma delícia!

18. Coma pelo menos uma fruta

Não é apenas bom para sua saúde e bem-estar, também te dará um impulso extra por escolher um lanche saudável e tão nutritivo.

19. Desacelere enquanto come

Como sua mãe lhe disse: coma devagar e mastigue toda a sua comida. Desacelere e dê a si mesmo(a) a oportunidade de saborear sua refeição deliciosa e perceber todos os sabores. Esteja atento(a) e grato(a) por pequenas coisas como a comida que você está comendo e esqueça o hábito de comer assistindo vídeos no youtube.

20. Tenha um momento de pausa

pexels-photo-2249342

O cansaço do fim de tarde basicamente pode matar o resto do dia. Então pense em algo para buscar seu ânimo e voltar à pista. Talvez uma boa conversa com seu melhor amigo, uma boa xícara de chá de ervas ou um chocolate quente? Talvez até uma soneca curta.

21. use Fio dental

Ele colabora para evitar uma série de doenças e problemas bucais, entre eles gengivite, periodontite e perda óssea, além de cáries e de mau hálito. Crie o hábito de usar fio dental, a longo prazo, valerá a pena imensamente!

22. Adicione motivação à sua vida

Siga pessoas que te deixem para cima, use um plano de fundo inspirador no seu celular ou no Desktop do notebook, escreva um post-it motivacional na sua mesa de trabalho ou deixe um recadinho de você do futuro para você do presente colado no seu espelho. Tenha o seu momento motivacional do dia. Depois deixe nos comentários qual é a sua frase motivacional preferida!

23. Ouça podcasts

Os podcasts são ótimos para ouvir enquanto você faz outra coisa, como cozinhar ou dirigir. Escolha algo que você goste e receba a sua dose diária de boas vibrações.

24. levante-se para se alongar

Lembre-se dessa atividade com um alarme no seu celular, no seu relógio, ou no seu computador. Ficar sentado por longos períodos não é uma boa ideia, nem para seu corpo, nem para o seu cérebro.

25. separe a roupa do dia seguinte

Ao separar sua roupa no dia anterior, você não precisa tomar uma decisão logo quando acorda e acaba tendo decisões melhores ao longo do dia. Aprendi isso no livro Produtividade para quem quer tempo: Aprenda a produzir mais sem ter que trabalhar mais, de Geronimo Theml, um dos melhores livros que eu já li sobre produtividade.

E ai? Quais desses hábitos você já pratica no seu dia à dia? Compartilhe nos comentários abaixo!

Espero que este post tenha te ajudado de alguma forma! <3