Você acorda todo dia querendo voltar à dormir? Implora por mais 5 minutinhos e depois fica com sono o dia inteiro? O famoso “Clube das 5” pode não ser para todo mundo, mas certamente acordar mais cedo (independente do melhor horário para você), pode te ajudar a ganhar muito tempo ao longo do dia e tornar a sua rotina muito mais produtiva!

Pesquisas mostram que acordar cedo está ligado a várias coisas diferentes – e todas positivas. Notas melhores, maior proatividade, antecipação de problemas e melhor planejamento são algumas das vantagens que pessoas que acordam cedo possuem em relação às que despertam mais tarde.

Então dá uma olhada nessas dicas para conseguir acordar mais cedo e com disposição.

Descubra o seu sono

Cada pessoa tem um ritmo de vida e diferentes necessidades em relação ao sono. Portanto, descubra quantas horas de sono o seu corpo pede.

Durante uma semana ou fim de semana que você pode ir dormir em horários diferentes e acordar na mesma hora de sempre, veja se a energia ao se levantar é a mesma.

Um estudo feito no periódico Sleep Health: Journal of the National Sleep Foundation relatou que adolescentes entre 14 e 17 anos devem dormir de 8 a 9 horas por noite para manter a saúde em dia e adultos de 18 a 64 anos necessitam de 7 à 9 horas. Acima dessa idade, a quantidade diminui para 7 a 8 horas.

Não use o botão soneca

Toda vez que você clica no botão de soneca, uma fada morre. rs

Brincadeiras à parte, quando você aperta esse botão você diz para o seu cérebro que não quer acordar, que dormir é melhor do que viver… é isso o que você realmente quer?

Desative a função de soneca para já criar o hábito de sempre acordar na mesma hora que o despertador toca. Coloque um som agitado ou até mesmo uma música alegre que te motive, e já logo pule da cama antes que ela te sugue com todo o seu aconchego.

E antes de dormir, deixe o seu despertador longe da cama, assim você se força a levantar para desligar. Ou ainda melhor seria se alguém próximo a você pudesse te acordar.

Tenha horários constantes

Se programe para dormir todos os dias no mesmo horário na sua rotina da semana.

A constância é tudo na criação de um novo hábito. Porém tome cuidado para começar essa rotina do nada.

Para não desistir de acordar cedo, é importante fazer isso aos poucos para que que o organismo não sofra com a mudança brusca.

Uma dica é ir diminuindo o alarme em 15 min a cada dia até chegar no horário ideal, inclusive aos sábados e domingos.

Diminua as luzes

Pelo menos 1 hora antes de dormir, diminua as luzes. Luzes brilhantes podem dificultar a produção do hormônio melatonina, o que causa insônia.

Desligue a televisão, o computador, notebooks e aparelhos eletrônicos em geral. Se você não consegue dormir totalmente no escuro, pode deixar um abajur aceso, porém longe da cama.

A ciência por trás disso demonstra que as luzes brilhantes interferem com o relógio biológico das pessoas. Se você ficar na frente da tela do celular até as 2:00 da madrugada por exemplo, o seu organismo fica perdido e não consegue distinguir se ele deve te despertar ou liberar melatonina para dar sono.

Desligando todas as luzes, o corpo percebe que é hora de dormir e vai “desligar”.

Relaxe antes de dormir

O seu corpo precisa de uma pausa da correria do dia a dia.

Assim como você precisa desacelerar na esteira ao invés de parar bruscamente, o seu corpo também precisa desacelerar antes de dormir. Portanto, determine uma rotina para a noite.

Tomar um banho quente, ler um livro, se alongar, meditar, ouvir música, desenhar, enfim, fazer alguma atividade que te relaxe.

Vale inclusive conversar com o namorado ou sua melhor amiga no telefone. Mas evite olhar para a tela do celular, e principalmente, evite as redes sociais como o Instagram e Facebook que te viciam e atrapalham seu objetivo de dormir cedo.

Tome cuidado com a atividade física

Falando em parar bruscamente sua atividade diária, a atividade física muito perto da hora de dormir também é algo não muito favorável ao seu plano de acordar mais cedo.

Exercícios físicos fazem muito bem à saúde, e quando feitos logo de manhã, colaboram para a disposição, pois a atividade física eleva o calor corporal, ajudando a despertar melhor.

No entanto, fazer exercícios muito perto da hora de dormir tem o mesmo efeito, atrapalhando o sono.

O indicado é sempre fazer exercício três horas antes de dormir.

Se organize para o amanhã

Nunca vá dormir sem saber o que vai ser feito no dia seguinte logo pela manhã.

É importante se preparar mentalmente para acordar cedo. Assim, não vai ter preocupações sobre afazeres no começo do dia quando for dormir.

Se você tem horário para sair de casa, calcule quanto tempo será necessário para cada passo de sua rotina durante a manhã.

Leve em consideração o que é obrigatório e o que pode ser retirado da rotina para facilitar o processo. é preciso mesmo fazer todo aquele ritual de maquiagem?

Assim, na manhã quando acordar, vai saber exatamente o que fazer e em quanto tempo irá fazer.

Estimule os sentidos

Assim que acordar, faça algo para dizer para o seu corpo que você de fato acordou. Algumas dicas:

  • Tomar um copo de água gelada, ou uma xícara de café
  • Tomar um banho
  • Abrir a Janela
  • Arrumar a cama
  • Ouvir uma música agitada
  • Se alongar

Seja o que for, é importante incentivar que um ou mais sentidos acordem; quando o corpo e mente são estimulados, você despertará automaticamente.

Quanto melhor a manhã, melhores serão a tarde e a noite!

O QUE EVITAR

  • Bebidas com cafeína à noite. Elas deixam o corpo acordado e levam à insônia. Limite o consumo diário a menos de 500 mg por dia.
  • Refeições grandes antes da hora de dormir. Além de estimular a pessoa, comer pode fazer com que ela se sinta incomodada ao deitar, e também prejudica a energia no dia seguinte.
  • tirar um cochilo à tarde. isso tira o seu desempenho ao longo do dia. se quiser relaxar, meditar é uma alternativa.

APPS QUE PODEM TE AJUDAR

  • Sleep Cycle O Sleep Cycle apresenta a análise sonora, controle do sono sem precisar colocar o aparelho na cama
  • Sleep As Android Despertador inteligente que registra os ciclos do sono. Seja gentilmente acordado, no momento ideal para manhãs mais agradáveis.
  • Sleep Calculator Selecione quando você quer acordar, calcule o seu melhor momento para ir dormir, e calcule o melhor momento para acordar.

E é isso ai!

Esse post foi útil para você? Comente ai embaixo 😉

E se gostou, compartilhe nas suas redes sociais para ajudar o Blog a crescer! <3