Cuidar de si mesmo(a) é muito importante. No entanto, eu sei que na correria do dia à dia pode ser muito difícil encontrar tempo para você. Com todos os compromissos e obrigações, é fácil esquecer que, como pessoa, você também precisa cuidar um pouco de si. Por isso, decidi compartilhar minhas dicas sobre como encontrar tempo para cuidar de si mesmo quando você está muito ocupado.

Por que o autocuidado é importante

Primeiro, ajuda a evitar o desgaste. Ninguém quer se esforçar demais e acabar tendo um colapso, certo? Dedicar algum tempo para si mesmo(a) ajuda a evitar isso, faça uma pausa e reabasteça sua energia para um trabalho mais produtivo.

Segundo – ajuda a aliviar o estresse. Muito estresse é o primeiro passo para alguns problemas mentais e de saúde sérios no futuro. Pequenos momentos para si são a pausa que você precisa para evitar isso!

Gif: GIPHY

Em geral, o autocuidado permitirá que você se torne uma pessoa mais saudável, mais feliz e mais produtiva. E isso a longo prazo será refletido em seus relacionamentos – como uma pessoa mais feliz e positiva, você logo verá que traz o mesmo para as pessoas, permitindo que elas recebam a sua energia.

Então continue lendo para entender as 7 técnicas que eu separei para você conseguir ter mais tempo para você e para te ajudar a reforçar o seu amor-próprio!

1. Faça do autocuidado uma prioridade.

Em primeiro lugar – você precisa entender que o autocuidado deve ser uma prioridade. O amor-próprio é de importância vital. Afinal, se você não se cuidar, quem o fará, certo?

Só vou lembrá-lo(a) de que, se você não se cuidar, também não poderá ajudar ninguém. Cuidar de si mesmo não é egoísta, apenas permite que você esteja no seu melhor e traga mais ao mundo.

2. Inclua o cuidado pessoal no planejamento

Se você não planeja, está planejando falhar! Sim, eu sou uma daquelas pessoas que sabem por experiência própria que não ter um plano leva ao fracasso (ok, nem sempre, mas com bastante frequência!). Portanto, a melhor coisa que você pode fazer para encontrar tempo para o autocuidado é adicioná-lo à sua agenda.

Não precisa ser um banho de 2 horas, você sempre pode fazer algo que levaria apenas 15 minutos! Mas você precisa ter um horário na sua agenda para uma pequena pausa só para você.

No Planner que eu criei para 2020, eu pensei em páginas só para auto-cuidado, por isso as chamei de “Eu sou linda”, com Rotina de Beleza, Desafio do Amor-Próprio, Meus Produtos, Cronograma Capilar, Mural “para me Agradar” (foto acima), Minhas Qualidades e Sou Grata.

3. Mantenha a simplicidade

Como mencionei antes, seu autocuidado não precisa ser elaborado e demorado. Muito pelo contrário, na verdade – se você não tiver muito tempo, escolha algo simples e rápido. O importante é que seja algo legal para você.

Aqui estão algumas idéias para o autocuidado:

  • Faça uma máscara facial
  • Desligue o telefone e passe apenas 15 minutos presente e sentindo tudo ao seu redor
  • Medite ou faça o Ho’oponopono
  • Pinte suas unhas – essa sempre me dá um impulso! Unhas bonitas = aumento da confiança
  • Escreva pelo menos 5 coisas pelas quais você é grato(a)
  • Mime-se com uma deliciosa vitamina
  • Faça uma auto-massagem
  • Dance uma música que você ama na frente do espelho
  • Leia algumas páginas daquele livro que está encostado à tempos

4. Reduza o tempo de uso de mídia social

A menos que você trabalhe com as redes sociais, passar muito tempo rolando feeds não faz bem para o seu amor-próprio. Eu por exemplo já me senti muito insegura por conta de comparação com outras pessoas, principalmente no instagram. Tanto que praticamente abandonei as redes sociais de perfil pessoal e agora foco apenas no que me inspira e me mantem motivada, que é tudo relacionado ao Ufa! Tá feito.

Portanto, evite ao máximo aquela conferida básica nas novidades que vira uma bola de neve. Isso permitirá que você tenha muito mais tempo no seu dia, e não apenas para o autocuidado. Se você não acredita em mim, tente um experimento de registro de tempo. Durante uma semana, anote o que você faz até 30 minutos ou a cada hora. Acredite, você ficará surpreso(a) com quanto tempo está perdendo nas mídias sociais!

E tente tratar as redes sociais de uma maneira mais organizada. Atribua um determinado intervalo de tempo para verificar suas contas de mídia social. Ou talvez se limite à um tempo por dia que você passará lá. Apenas um pouco de controle ajudará você a liberar muito tempo.

Leia também:

5. Acorde 15 minutos antes

Não sei você, mas para mim a manhã é meu melhor momento do dia. Está tudo em silêncio e eu posso ficar sozinha fazendo algo só para mim. Acorde 15 minutos antes para ter pelo menos esse tempo para fazer algo por você mesmo(a). Isso definitivamente vai melhorar seu humor e prepará-lo(a) para um ótimo dia!

Como encontrar tempo para o autocuidado - 7 técnicas fáceis |  Planos de Masha

6. Peça por ajuda

Isso é realmente algo que eu tenho lutado comigo mesma. Mas agora que eu descobri – posso ver as múltiplas vantagens. Aposto que muitos de vocês, assim como eu, são mulheres independentes e fortes que acham que esta tudo sob controle e podem lidar com tudo sozinhas. Mesmo que possa ser verdade, não precisamos fazer tudo sozinhos.

Se você estiver sobrecarregado demais, peça ajuda. Se você se esforçar demais, não será útil para si ou para outras pessoas. Então peça ajuda, tire uma folga e cuide-se, recarregue as baterias.

7. Aprenda a dizer não

Sem dúvida, esta é a coisa mais difícil nesta lista para mim. Eu nunca soube dizer não de uma forma educada, ainda não tenho certeza se pareço muito esnobe quando o faço. Mas, por mais difícil que seja, isso é realmente algo que precisa ser feito. Se você já está super ocupado com suas próprias coisas e não tem tempo para si mesmo, basta dizer não às coisas que realmente não quer fazer.

Isso permitirá que você descanse um pouco e economize algum tempo para si mesmo. Se você ainda se sente culpado e quer ajudar seu amigo, agora suas baterias estão recarregadas e você pode ser muito mais útil.

Essas 7 dicas me permitem economizar tempo aqui e ali e cuidar de mim. Como você encontra tempo para cuidar de si mesmo(a)? Agora eu adoraria saber se você se ama e se cuida!

Deixe suas experiências na seção de comentários abaixo.

Espero que este post tenha sido útil e interessante e, se você achar, por favor compartilhe ! É uma forma simples e gratuita de você me ajudar e valorizar o meu trabalho.

😉