Você já ouviu falar em color code? Com certeza em algum momento da sua vida você já usou ele! Significa “código da cor” que aparece por uma representação, por exemplo, como “#FF9090”. 

Ele serve para diversas funções e é principalmente muito utilizado pelos designers, mas também por aqueles que amam uma variedade de cores. No geral, o color code é a definição numérica de toda paleta de cores e suas variedades!

Vou te explicar aqui como ele funciona e como usar essa belezinha, vem comigo!

Fonte: Unsplash

Como funciona o color code?

Utilizando a teoria de código das cores HTML, o formato mais utilizado é o sistema hexadecimal, ou seja, 6 decimais. 

Cada código se inicia com “#” e 6 letras ou números, sendo que cada um e sua respectiva posição importa. Isso pois, os dois primeiros símbolos representam a intensidade da cor vermelha, os dois do meio a intensidade de verde e os dois últimos a intensidade do azul.

Há também uma denominação dessa intensidade, em que “00” é a menos intensa possível e “FF” o contrário, a mais intensa possível. Para representar a variação dessa intensidade há um intervalo de letras e números de 0 a 9 (finalizando em F). 

Então por exemplo, a cor branca é representada por “#FFFFFF” (por fisicamente ser o conjunto das principais cores), o preto por “#000000” (por fisicamente ser a ausência das principais cores), o vermelho por “#FF0000” e assim por diante.

Mas fica calma, a HTML Color Codes disponibiliza uma representação das cores, então a menos que você precise trabalhar com a representação gráfica, basta entrar nesse site https://htmlcolorcodes.com/, escolher a cor e o tom dela que já é disponibilizado seu código para você utilizar onde desejar!

Onde utilizar?

Por ser uma representação gráfica, o color code é muito utilizado em computadores ou dispositivos digitais e ferramentas próprias para isso, por exemplo na construção de um site. Mas, é possível utilizar desta variação de cores no seu dia a dia. Para quem gosta de usar plataformas onlines, sempre há uma opção de personalização de cores e aí é só se divertir! 

Vou te contar aqui como aproveitar essa ferramenta, mas principalmente direcionando-se para o nosso queridíssimo planner!

Leia também:

Necessidade da atividade

Uma dica muito boa de organização é definir suas atividades de três modos: (1) importante, (2) urgente e (3) circunstancial. Então nesse caso, pode-se usar do color code para essa definição e usar cores mais chamativas ou fortes para chamar a atenção de cada uma. 

Por exemplo, para uma atividade urgente, usar um código mais intenso, como o vermelho (#FF0000). Já para uma atividade circunstancial pode-se usar um amarelo (#FFFF00), de acordo com seu gosto.

Você pode realizar isso utilizando diferentes cores e tipos de canetas, confere o post anterior para mais dicas: Quais as melhores canetas para usar no planner?

Andamento da atividade

Uma ideia que inclusive é muito satisfatória é designar o andamento da sua atividade. Sabe quando você risca ou dá aquele “check” na atividade? Uma ótima opção é utilizar de diferentes cores para isso. 

Se você separar por atividades a realizar, em andamento e realizadas, defina uma cor para cada uma. Por exemplo, já realizou? pinta de verde; se está trabalhando nisso, escreve de azul; precisa começar? escreve de vermelho. Isso ajudará também sua visualização de como você está acompanhando suas atividades!

Fonte: Freepik

Categoria da atividade

É comum no nosso dia-a-dia anotarmos no nosso planner diversas atividades a realizar de diferentes categorias. Nesse caso o color code também pode auxiliar relacionando uma cor a cada tipo e talvez um tom da cor para subcategorias. 

Vamos supor que você divide suas atividades em trabalho, estudos, finanças, saúde, alimentação e tempo livre. Defina uma cor para cada uma, por exemplo, laranja para trabalho, roxo para estudos, verde para finanças, etc. 

Para variação do tom, utilizando de finanças, se rotineiramente você faz seu fluxo de capital, mas algum dia escolhe ver um vídeo sobre investimentos, então você usa um verde claro para essa atividade e assim por diante…

Além disso, pode-se também escolher as cores por afinidade. Isto é, se você gosta muito da cor azul, escolha essa cor para as atividades que você mais gosta também para ocorrer uma associação cerebral e te dar mais energia para realizar ela!

Estudos

E é claro que não podia faltar essa dica! A associação de cores para determinados assuntos auxilia na fixação e também deixa com uma carinha linda, né?! Nesse caso podemos usar do color code para definir determinadas cores para cada assunto, usar subtons em títulos, tópicos, pontos de atenção, etc.

Na parte de anotações do seu planner, você pode colocar algum tópico que aprendeu ou está estudando e variar cores para dar destaque e aprender melhor!

Por exemplo, se você está aprendendo inglês, escolha uma cor, como o rosa para títulos, informações importantes e um rosa pastel para categorias de aprendizado como “verbo to be”. Te garanto que você vai amar!

Fonte: Freepik

Aqui trouxe um pouquinho do básico para você entender o que é e como funciona o color code. É muito utilizado na programação e para designers, mas como mostrei, dá para usar e muito nosso dia-a-dia e no nosso amado planner! 

E aí, já escolheu o código da sua cor favorita? Me conta aqui nos comentários qual é!