Você vive grudada no celular e no computador? Não sai das mídias digitais nunca? Então você precisa de um detox digital!

Detox digital é uma desconexão para se reconectar com a realidade! É muito comum em meio à rotina, estudos, trabalho, ficar tempo demasiado conectado online e isso pode fazer com que a gente fique muito cansado, nervoso, ansioso e muitas outras coisas ruins… para isso o detox digital te ajuda a relaxar e desapegar um pouco desse mundo digital.

Incrível, não é?! Vou te ensinar aqui algumas diquinhas para fazer esse detox!

Fonte: Freepik

1. Determinar horários

Quando a gente ta muito conectado no mundo digital é comum estar sempre online, por isso, a melhor forma de começar seu detox é determinando horários para mexer no celular, tablet, computador, etc…

Por exemplo, se você trabalha das 8h às 17h, determine esse tempo para o computador, com intervalos quando possível. Depois, 1h para as redes sociais, 2h para um filme e após isso reserve para outras coisas que não envolvam diretamente o uso desses eletrônicos.

Assim, você poderá estar conectado conscientemente e não vai se cansar tanto!

2. Horário máximo

Assim como determinar horários para estar conectado, é bom determinar um limite. Como assim? Se você costuma ir dormir por exemplo às 23h, estabeleça seu limite para mexer no celular, tablet ou computador até as 22h.

Dessa forma, você fará uso mais produtivo dos seus meios digitais, sem excessos e terá um tempo maior de descanso e desconexão com esse mundo para relaxar mais!

3. Policiamento

Para fazer o detox digital, precisa realmente querer se desconectar um pouco, então um passo muito importante é o policiamento. Ou seja, policie-se para se desconectar.

Você pode fazer isso em situações básicas, quando estiver na companhia de alguém, foque na presença dela, converse, etc., sem dar muita atenção para os eletrônicos. Outro exemplo, quando ir ao banheiro, não levar o celular! Durante as refeições também, é comum comermos mexendo neles, mas deixe de lado, foque na comida por alguns minutinhos. Vai fazer muita diferença!

4. Atividades desconexas

Essa dica é uma das melhores! Para conseguir fazer o detox digital, uma ótima opção é se ocupar! Mas para isso, se ocupe com coisas que, claro, não envolvam eletrônico, né!

Então faça atividades que te relaxem. Ai vai de acordo com suas características, mas alguns exemplos que são ótimos é dançar, fazer exercícios físicos, ler um bom livro, meditação, fazer algum jogo, brincar com os animais ou filhos se tiver… e por ai vai!

Leia também:

5. Silêncio

Silencie seu celular, tablet ou computador! É difícil deixar eles de lado quanto fica tocando aquele sonzinho ou vibrando toda hora, bate a curiosidade de ir ver o que é e isso impede a desconexão.

Então uma ótima dica é deixar eles no silencioso! Principalmente enquanto não estiver usando, desligue as notificações, tire o som delas ou até mesmo o eletrônico se julgar mais eficiente. Assim não vai ficar te chamando a atenção e você consegue se desconectar muito mais fácil e focar nas suas atividades relaxantes.

6. 20 e 20

Essa é uma dica extra. Não é exatamente focado para o detox, mas ajuda muito para uma consequência do uso intensivo dos eletrônicos, o cansaço na vista.

20 e 20 é um exercício para relaxar a vista depois de muito tempo usando uma tela digital. Consiste basicamente em a cada 20 minutos, pausar 20 segundos e olhar para um ponto, de preferência fixo, a 6 metros de você. Assim, sua vista relaxa também!

Fonte: Unsplash

Você também vive ligada no meio digital? Trouxe aqui as melhores dicas para ter um equilíbrio desse mundo com o real, que é essencial. Coloque em prática e veja como vai ficar mais relaxada e também mais produtiva. Equilíbrio é tudo!

E ai, qual vai ser o primeiro passo para o seu detox digital? Deixa aqui nos comentários!