Algum tempo atrás, eu publiquei na minha conta do Instagram a minha Roda da Vida e me pediram para explicar melhor essa ferramenta. A Roda da Vida, se você está se perguntando, é uma prática incrível que me ajuda muito no meu desenvolvimento e objetivos pessoais. O motivo desta postagem é te ajudar a entender como funciona e como preencher.

Eu descobri a “Roda da Vida” quando estava pesquisando inspirações para montar o meu Planner. Eu estava procurando uma ferramenta que pudesse me ajudar a encontrar uma direção para meus objetivos futuros e desenvolvimento pessoal, e por isso me deparei com essa técnica. Isso teve um grande impacto em mim e, acredite, agora, um ano depois, eu não sou a mesma pessoa que eu era – encontrei meu propósito de vida e encontrei quem quero ser.

O que é a Roda da Vida?

A Roda da Vida é uma ferramenta utilizada para analisar o seu desempenho em cada área da sua vida, colocando em níveis de 1 à 10. O método é baseado em uma reflexão sobre as áreas fundamentais da nossa experiência diária, como relacionamentos, qualidade de vida e outros.

O conceito de “Vida no nível 10” (Roda da Vida) foi criado por Hal Elrod em seu livro best-seller “O milagre da manhã”. Ele explica assim: “Se estamos medindo nossos níveis de sucesso/ satisfação em qualquer área de nossas vidas, todos queremos viver nossas melhores vidas no ‘Nível 10’ em cada área.

Criar sua ‘Vida no Nível 10’ começa com a criação de uma avaliação honesta de onde você está. “Então, o que é a vida no Nível 10?” É uma maneira de avaliar seu ponto A e entender o que seu ponto B deve ser. Antes de alcançar seus objetivos, você precisa ter uma compreensão clara de onde está no momento, e a Roda da vida vai te ajudar com isso.

Como funciona a Roda da Vida?

Etapa 1: configurar e avaliar. Você cria um gráfico circular dividido em 10 partes – 10 áreas principais da sua vida. Cada área deve ser avaliada de 1 a 10, de acordo com o que você pensa sobre isso no momento. Você tem que ser honesto aqui, porém, certifique-se de avaliar de acordo com seus próprios sentimentos, não com as expectativas da sociedade! Ok? Agora pinte as seções de cada área de acordo com quantos pontos você deu a cada área.

Etapa 2: escreva seus objetivos. Quando terminar, pense no que faria você se sentir como se uma determinada área de sua vida estivesse no nível 10. Esses são seus objetivos, então considere isso e planeje seu desenvolvimento futuro com base nesse conhecimento. Este exercício é uma avaliação única, o que significa que você não faz mais nada com esta escala. Você apenas consegue, descobre quais são seus próximos passos e está pronto.

Etapa 3: repita. O que você pode fazer é repetir esse exercício de vez em quando. Eu pessoalmente faço isso 2 vezes por ano, logo no começo de janeiro e em julho, mas sinta-se à vontade para fazê-lo quantas vezes for necessário, pois é uma ótima maneira de avaliar sua vida e voltar ao caminho certo quando se sentir um pouco perdido(a).

Baixe sua Roda da Vida clicando aqui.

As 10 áreas da Vida

O conceito original, conforme sugerido por Hal Elrod, possui 10 áreas diferentes. São elas: Saúde física, Emocional, Espiritual, Intelectual, Profissional, Financeiro, Lazer, Relacionamentos familiar, íntimo e social.

Basicamente, elas abrangem tudo o que é importante e influente em nossa vida e, juntos, criam uma imagem completa e detalhada de nossa situação atual. Mas como melhorar essas áreas? Vamos lá:

Familia e amigos

As pessoas são criaturas sociais, isso é apenas um fato. Mesmo introvertidos como eu precisamos do nosso círculo íntimo de confiança. Manter bons relacionamentos com sua família e amigos é um dos aspectos mais importantes da vida. Os relacionamentos que você mantém definem você mais do que você imagina. Portanto, ter um relacionamento saudável e feliz com seus amigos e familiares é definitivamente uma das bases para a construção de seu sucesso.

Pense no que você pode fazer para melhorar essas conexões. Seja altruísta – pense em como você pode ajudar essas pessoas, o que você pode dar a elas que elas podem estar sentindo falta. Toda essa energia será devolvida a você em dobro. Também não precisa ser nada complicado, apenas um pequeno ato de bondade pode melhorar seus relacionamentos e fazer durarem muito mais tempo.

Não esqueça que você cresce com as pessoas ao seu redor. Portanto, tente cercar-se de pessoas inspiradoras, positivas e bem-sucedidas. Pessoas que o motivarão a melhorar mais e mais a cada dia. Pessoalmente, gostaria de incluir aqui não apenas o trabalho em seus relacionamentos existentes, mas também a criação de novos. Alguns objetivos possíveis que você pode ter são:

  • Ligue para os pais/avós toda semana
  • Encontro mensal de amigos
  • Dia de spa com as amigas
  • Visite a família pelo menos uma vez por ano (para aqueles que moram muito longe)
  • Vá a pelo menos um evento por mês para conhecer novas pessoas

Romance

Foi proposital colocar a vida amorosa em uma categoria separada – seus relacionamentos com a outra metade são muito diferentes de todos os outros e exigem uma abordagem muito diferente. Há muitas coisas que você pode fazer, e o mais importante é lembrar que os relacionamentos exigem trabalho.

É importante estar atento e não tomar nada como garantido. Vou dar alguns exemplos de objetivos abaixo, mas lembre-se de que todos os casais são diferentes e tenham em mente suas próprias relações quando definir metas nessa área. Alguns objetivos possíveis que você pode ter são:

  • Ouça seu parceiro com mais atenção
  • Tenha uma noite de encontro uma vez por semana
  • Lembrar aleatoriamente o quanto o outro significa para você
  • Experimente uma nova experiência juntos
  • Cozinhar um jantar especial uma vez por semana

Desenvolvimento pessoal

Hal Elrod nos ensina que o caminho para o sucesso começa com o desenvolvimento pessoal. O primeiro passo em direção aos seus objetivos é transformar. Para realmente se tornar a pessoa que você precisa, você deve obter o sucesso que deseja da sua vida. Os objetivos que você está definindo aqui são etapas para que você se torne uma versão melhor de si mesmo.

Pense no que te impede de alcançar o sucesso desejado e adicione aqui o que você precisa mudar para se livrar disso. Pense nas maneiras pelas quais você pode enriquecer sua mente, nos hábitos que você deve incluir para se moldar à pessoa perfeita que você sempre quis ser. Alguns objetivos possíveis que você pode ter são:

  • Leia 15 min diariamente
  • Aprenda uma nova habilidade
  • Comece a manter um diário com pensamentos e idéias diárias
  • Participe de uma palestra ou evento
  • Ouça podcasts em vez de música no caminho para o trabalho
  • Exercite sua espiritualidade

Mesmo se você não acredita em um poder superior, esse conceito não deve ser esquecido. Afinal, significa realmente algo diferente para cada um de nós. Pode ser religião, meditação ou simplesmente atos de bondade para com as pessoas ao nosso redor. Espiritualidade é conectar-se a algo maior que nós, e você pode optar por fazê-lo da maneira que quiser. Veja alguns dos meus objetivos de espiritualidade como exemplo:

  • Prática diária de meditação
  • Diário de gratidão
  • 5 minutos no final do dia para refletir
  • Ato diário de bondade

Finanças

Todos nós queremos prosperidade financeira e independência, mas o que isso significa para você? O que impede você de ter finanças de nível 10? Você quer economizar mais ou ganhar mais, ou talvez queira acabar com as suas dívidas. Existem muitos fatores em jogo, portanto, comece a pensar qual é a questão mais crucial para você agora. Alguns exemplos de objetivos financeiros são:

  • Economize 10% da sua renda total
  • Pague a fatura do cartão de crédito sempre em dia
  • Busque fazer renda extra para aumentar a sua renda em pelo menos 10%
  • Desenvolva um sistema de gerenciamento de dinheiro que funcione para você (Seja por aplicativo ou com um Planner Financeiro).

Carreira

O trabalho é onde passamos uma parte significativa de nossas vidas, então não seria interessante garantir que você seja feliz nele? A única pessoa que te impede de ser feliz com sua carreira é você! Sempre há oportunidades de trabalhar com algo melhor quando você as procura.

O que faria você feliz com sua carreira? Você gosta do que faz, mas só quer dar o próximo passo? Você odeia seu chefe e ambiente de trabalho? Ou talvez você queira trabalhar em casa? Faça a si mesmo todas as perguntas para descobrir como você pode obter uma carreira de nível 10 que você merece! Alguns exemplos de objetivos são:

  • Obtenha uma certificação em seu campo
  • Participe de um grupo de rede de profissionais afins
  • Experimente você mesmo em um novo campo de trabalho
  • Procure oportunidades de emprego na empresa dos seus sonhos
  • Participe de uma conferência em seu nicho

Diversão e lazer

Você não pode estar no seu nível 10 se não descansar o suficiente. Fazer coisas divertidas ativamente te ajuda a criar mais energia para as outras áreas da vida. Pense – o que faz você feliz quando está fazendo isso? O que você sempre quis fazer, mas nunca se permitiu? O que impede você de fazer isso? Aqui estão alguns dos meus objetivos, que podem lhe dar uma ideia:

  • Visitar algum país da Europa
  • Colorir desenhos ouvindo música
  • Brincar e passear mais com a minha cachorrinha
  • Comer em um restaurante novo ou bar todos os meses
  • Andar sem rumo para conhecer lugares novos
  • Assistir um filme com o meu namorado

Saúde

Seu sucesso começa e termina com sua saúde, por isso é desnecessário dizer que você precisa prestar atenção extra à sua saúde e dieta. Para mim, a parte difícil sempre foi a motivação, e é aqui que o meu Planner entra em ação, me lembrando todos os dias de praticar atividade física, me hidratar e me alimentar bem. Alguns dos meus objetivos pessoais relacionados à saúde são:

  • Dançar no Just Dance pelo menos 3 vezes por semana
  • Beber 2,5L de água todos os dias
  • Começar a manhã com um alongamento
  • Reduzir o consumo de açúcar
  • Planejar minhas refeições semanalmente

Alguma outra opção?

O sistema original sugere que você deve ter o nível 10 em todas essas áreas, pois elas realmente abrangem toda a sua vida. No entanto, acho que você pode brincar com isso. Por exemplo, existem algumas áreas da minha vida que não faço questão de estar no nível 10, então isso vai de pessoa para pessoa. Como alternativa, você pode apenas pensar em quais áreas da vida são importantes para você no momento e apenas trabalhar nisso.

Do jeito que eu vejo – é muito difícil se concentrar e trabalhar em tudo juntos. Portanto, seria útil ter menos áreas toda vez que você fizer este exercício, mas faça-o com mais frequência e mude seu foco sempre.

Então, você está pronto para começar a construir a vida que deseja e merece hoje? Você já usou a roda da vida? Me conta aqui embaixo nos comentários 😉