Todos enfrentamos momentos difíceis ao tentar encontrar motivação, e completar sua lista de tarefas pode ser um desafio difícil. Eu tenho lutado para encontrar motivação quando os dias ficam mais frios e escuros (sim, eu não sou totalmente uma pessoa de inverno!).

Gif: GIPHY

No entanto, as coisas precisam ser feitas, e estar desmotivado(a) não é uma boa desculpa para colocar a sua vida em pausa. Esta é uma toca de coelho muito profunda e, como uma pessoa que percorreu todo o caminho – não é bom!

Então, eu selecionei 5 dicas fáceis sobre como você pode se manter motivado e continuar realizando a sua lista de tarefas, mesmo nos momentos mais difíceis. Seguindo essas etapas, você poderá se tornar produtivo(a) novamente, recuperar sua motivação e finalmente enfrentar sua lista de tarefas.

Enfrente seus medos

A primeira e mais importante coisa que você precisa entender é que, quando você procrastina e tenta adiar algo, provavelmente é porque está com medo. Com medo de falhar, com medo de levar muito tempo, medo do julgamento das pessoas, entre outras coisas.

Portanto, a primeira coisa que você precisa fazer é se perguntar honestamente do que você tem medo. Depois que você souber, poderá enfrentar o medo e começar o trabalho.

Se você tem medo de falhar – pense no que você pode obter se não falhar e qual é a pior coisa que pode acontecer se você falhar. Aposto que você vai conseguir ver claramente que isso lhe trará muito mais se você tentar. Se você tem medo, é uma tarefa difícil e pode demorar muito e você não sabe por onde começar – apenas divida-a em pequenas tarefas mais fáceis e comece a conquistá-las uma a uma.

Se arrume

É um truque bastante simples, mas é realmente algo que você pode estar esquecendo. Eu costumava esquecer isso o tempo todo: se arrume e se prepare para o trabalho. O que quero dizer com isso? Verifique se você não está tentando trabalhar de pijama. Limpe seu espaço de trabalho. Tire a remela do olho e se arrume para um dia útil de trabalho!

Livre-se de todas as distrações

Eu sei que não estou sozinha quando digo que muitas vezes prefiro ficar por horas rolando o meu feed do Instagram do que fazer uma única tarefa. Mas isso, obviamente, não me ajuda a alcançar meus objetivos. É importante tentar bloquear todas as distrações, para que você possa se concentrar apenas nesse projeto.

Se você não tem autocontrole, existem muitos aplicativos e extensões incríveis que podem ajudá-lo, como o “Forest”. Eles geralmente bloqueiam seu acesso a determinados aplicativos e sites por um período de tempo. Você não tem acesso aos aplicativos e não recebe notificações. Perfeito para ter um momento de silêncio e se concentrar no seu trabalho.

Leia também:

Trabalhe na hora certa

Percebi por mim mesma que sou mais produtiva e realizo mais durante o período da manhã. Estudos mostraram que não sou apenas eu, e cada um de nós tem um relógio interno mais ou menos semelhante. Isso significa que, para tarefas diferentes, temos uma certa hora do dia em que faremos um trabalho melhor. Sabendo de tudo isso, eu ainda me encontrava muitas vezes acordando de verdade tarde demais, fazendo coisas desnecessárias primeiro, como ler meus e-mails e responder o whatsapp, e acabava iniciando meu trabalho com dedicação de verdade quando meu cérebro já não estava com disposição para ser produtivo o suficiente.

O Ciclo Circadiano ilustra como podemos monitorar de forma mais detalhada os horários de funcionamento do nosso corpo.

Portanto, hoje em dia estou fazendo um esforço para enfrentar meu maior desafio durante a manhã. Isso me permitiu concluir tarefas mais rapidamente e produzir melhores resultados. Aconselho que você experimente e desenvolva sua programação para seus altos e baixos. Use seu humor e produtividade durante o dia para se beneficiar!

Se dê um tempo

Você não pode trabalhar o tempo todo sem parar. Portanto, verifique se está fazendo algumas pequenas pausas entre o trabalho duro. Não quero dizer abrir o celular e começar a rolar o seu feed do Facebook. Quero dizer, vá tomar um chá, dê uma pequena caminhada, respire fundo, se alongue.

E fora do trabalho também. As vezes você não está conseguindo ter sucesso na sua tarefa porque se sobrecarregou. Talvez sua procrastinação signifique apenas que você precisa de uma pausa, precisa recarregar suas baterias. Então, permita-se tirar um tempo sem culpa para fazer algo relaxante. Talvez acompanhe o programa da Netflix ou saia para almoçar. Cuidar de si mesmo é importante, portanto, faça isso!

  • Minha sugestão de livros para te ajudar:

E é isso ai!

Se você gostou desse artigo, ou se ele te ajudou de alguma forma, compartilhe com quem você gosta!

E comente ai embaixo o que você faz quando está se sentindo desmotivado(a), quem sabe você me ajuda também!