Você com certeza já ouviu a frase “seu futuro depende de você” e muita gente fica assustado ao ouvir isso. Mas o que pode gerar uma tranquilidade é planejamento. Se você sabe onde quer chegar, é preciso traçar o caminho até lá, se esforçar e dedicar para isso. Então, vou te dar dicas para fazer um bom planejamento pessoal!

Categorias

O primeiro passo é segmentar sua vida em categorias, pois isso te ajudará a saber o que engloba sua vida e o foco que você dá. Para fazer isso, considere sua singularidade e o que você julga mais importante. Mas algumas ideias genéricas são, por exemplo, trabalho, finanças, estudos, auto-cuidado, relacionamentos, saúde, entre outros…

Roda da vida

Tendo suas categorias separadas, você vai olhar para cada uma e definir, dentro delas, o que faz parte de cada uma. Por exemplo, se você criou uma categoria “Saúde”, você pode colocar que exercício físico, alimentação e meditação fazem parte dela.

A partir disso, você vai definir, em cada categoria, sua prioridades. Usando o exemplo anterior, você poderia definir alimentação como sua maior prioridade. Isso não quer dizer que o restante não é importante, somente que não é o TOP 1.

É legal fazer isso em um papel, em formato de circulo e dividir como se fosse um gráfico de pizza. Para fazer uma roda da vida, dentro de cada “pedaço” (categoria), você pinta o status dessa categoria na sua vida. Por exemplo, se você colocou a categoria “Trabalho” e você está arrasando, mas ainda tem algumas coisinhas para melhorar, pinte quase o pedaço inteiro. E assim proporcionalmente para cada uma. Você encontra um Artigo completo só sobre Roda da Vida + Download gratuito clicando aqui.

Fonte: Freepik

Prioridades

Depois que você definir as prioridades dentro de cada categoria, defina, também, quais categorias são prioritárias. É normal que venha na cabeça “todas são prioridades”, mas sabemos que no dia-a-dia é difícil conseguir “equilibrar todos os pratinhos”. Então, defina aqueles “pratinhos” de porcelana, que não podem cair de jeito algum!

Depois, entre as categorias escolhidas e as prioridades que fazem parte de cada uma, faça um filtro novamente. Faça por exemplo um TOP 5 essenciais.

Essa organização, vai te permitir priorizar o que é essencial. Dessa forma, fica mais fácil para se planejar focando no alvo certo e encaixando as demais áreas da sua vida dentro desse direcionamento. Vai te ajudar a ter um planejamento que te levará ao sucesso da melhor maneira, conseguindo dar a atenção devida para todas as categorias da sua vida.

É importante ressaltar que o que não está como prioridade, não é para ser deixado de lado!

Leia também:

Planejamento

Para fazer seu planejamento, é interessante se organizar por curtos, médios e longos prazos.

Para curtos prazos é simples, se organize por dias ou semanas e até por meses se fizer mais sentido para você. Use seu planner para anotar os prazos das suas tarefas e suas atividades corriqueiras.

Para médio e longo prazo é legal pensar, por exemplo, onde você se imagina daqui 1 ano? e 5 anos? A partir dai, o que você precisa fazer para chegar até lá? E vá adicionando no seu dia-a-dia. De pouquinho em pouquinho, até encher o “potinho”.

Uma dica legal é usar cores para diferentes atividades e prioridades.

Fonte: Giphy

Sabendo as áreas que envolve sua vida, suas prioridades, onde você quer chegar e como chegar lá, você tem como montar um planejamento pessoal incrível. Agora é só colocar a mão na massa!

Conta aqui nos comentários, qual sua categoria mais importante?