Você trabalha de home office? Essa modalidade vêm ganhando espaço do mercado! Principalmente com a pandemia, deu um boom e não só no trabalho, mas estudos também… Nesse modo é importante reservarmos nosso espacinho dedicado a isso.

Nosso cérebro tem alguns gatilhos, vamos dizer que conseguimos “manipular” ele. Como assim? Por exemplo, se você tem um cantinho reservado para o Home Office, quando você trabalha nesse espaço, seu cérebro vai automaticamente entender que é o momento de focar no trabalho!

Além disso, tem algumas dicas que potencializam isso. É uma tática que ajuda muito na produtividade também! Quer saber como se inspirar para seu home office? Segue.

Fonte: Freepik

Ambiente

Antes de tudo, para se inspirar no seu cantinho do home office, é primeiro importante procurar um espaço que seja calmo. As vezes é difícil no ambiente em casa, principalmente quando moramos com outras pessoas… Mas tente definir o lugar que seja mais tranquilo e que facilite sua concentração.

Outro ponto importante, é pensar no cenário. Por exemplo, espaços que sejam próximo a janela são uma ótima opção! É bom para poder visualizar um ambiente diferente, relaxar a vista, descansar a mente por alguns minutos e também pela iluminação, que é essencial! Nada melhor que a luz do sol.

Estrutura

Aqui vamos pensar nos móveis. As vezes temos que nos adaptar com o que temos em casa mesmo, mas as vezes conseguimos investir nisso.

É legal ter uma mesa, seja qual for, para um apoio reto e firme, de preferência que você consiga deixar o notebook/computador/ou seu meio de trabalho na altura dos olhos. A própria escrivaninha é uma opção incrível também! Por mais simples ou sofisticado que seja, importante é se sentir confortável.

Segue um exemplo de inspiração:

Fonte: Freepik

Outro ponto, tentar deixar a mesa limpa, somente o que é essencial, ajuda na clareza! É claro que é um ponto pessoal, há quem goste de uma bagunça organizada rs, mas deixar o físico organizado ajuda na organização mental e estratégica também!

Parede

Lendo o título pode te deixar confusa, mas sim, parede! Provavelmente vai ser sua principal vista e, mesmo que não seja, irá te rodear de alguma forma. Então, invista em deixar ela expositiva de uma forma positiva para você. Mas, como?

Use quadros, seja eles com frases inspiradoras, com paisagens, fotos suas, de pessoas amadas ou coisas queridas, sonhos ou até mesmo um quadro de avisos e anotações, aqueles de canetão mesmo! Uma ótima opção é fazer um Moodboard. Mas a questão é visualizar algo inspirador, que te deixe feliz, animada e que eleve seu astral!

roman-bozhko-PypjzKTUqLo-unsplash
Fonte: Unsplash

Leia também:

Cadeira

Pode parecer bobo, mas é muito importante! Uma cadeira que seja confortável é essencial. Deitar na cama é mais gostoso mesmo… mas a postura é importante, primeiro pra produtividade, que comentei lá no começo, mas também para nossa saúde. O correto é sentar até o fundo da cadeira, com as costas inteiras no apoio e o pé inteiro no chão.

Além disso, cadeiras almofadadas ajudam também. Ninguém merece aquele sentimento de “bunda quadrada” depois de muito tempo sentada, né?! Rs. Se você não tem uma em casa, uma ideia é usar aquelas almofadinhas bem fininhas.

Iluminação

Como já dito, a iluminação é crucial. A luminosidade ajuda no foco, as vezes, ambientes mais escurinhos podem dar mais sono e também fazem mal para vista. Por isso, primeiramente busque ficar onde entre bastante luz do sol (pra economizar na conta de luz também rs). Mas, para ambientes que isso não seja possível ou até mesmo para a noite, ter uma luminária é muito importante.

Uma boa inspiração são aquelas luminárias que você consegue mexer elas, para focar na direção da luz, mas qualquer uma funciona. Além disso, para leitura a luz branca é ótima!

Fonte: Unsplash

Decoração

Por fim, uma decoraçãozinha nunca é demais, né?! Já comentei sobre os quadrinhos na parede que são tudooo! Da para fazer em casa ou comprar. Para as fotos, nem precisa de moldura necessariamente, pode só colar (e até colocar umas luzes de natal) ou prender naqueles quadrinhos. Vai do seu gosto e criatividade. Tem gente que prefere um espaço mais clean, mas tem também quem ama cheiooo de decoração!

Outra inspiração são vasinhos com plantas, seja pequenas, como suculentas (que não precisa regar muitas vezes) ou aquelas maiorzinhas que vão “caindo” do vaso conforme crescem. Mas, se você não é mãe de planta, até uma de plástico mesmo fica lindo.

Organizadores também são ótimos para decorar e, obviamente, organizar, bem como caixas ou se preferir, gavetas/gaveteiros.

Um exemplo de inspiração:

Fonte: Freepik

Uma boa dica é fazer decorações em casa mesmo, o famoso “Do It Yourself”, por exemplo, os quadrinhos são super tranquilos de fazer, um conjunto de fotos também ou quadro de anotações… o leque de opções é grande!

Mas de maneira geral, se inspire em um ambiente que seja calmo, organizado, bem iluminado e muito aconchegante!!! Agora conta aqui nos comentários, qual sua maior inspiração para o home office?