Todo mundo já teve a experiência de sentir que a vida estava uma completa bagunça, ainda mais quando você tem muitos objetivos, e está em um momento desafiador na sua vida. Em momentos como esses, é muito difícil se manter no controle e conseguir fazer tudo.

A grande maioria da pessoas, tende a relacionar a organização com a arrumação da casa ou com os estudos, mas saiba que a organização pode ir muito além, fazendo com que ela faça parte de toda a sua vida. A bagunça é tudo o que está entre você e a vida que você quer viver.

Por esse motivo, falaremos de como a organização pode ajudar a controlar a sua vida e consequentemente, fazer com que você fique menos ansioso e mais produtivo, podendo assim, finalizar tudo o que é preciso ser feito.

Por que eu deveria me preocupar em ser mais organizado?

A organização é essencial para ter clareza sobre tudo o que deve ser feito em cada área da sua vida e, consequentemente, ter mais facilidade em alcançar as suas metas, tanto pessoais quanto profissionais. Para isso, você deve organizar desde coisas simples como o que deverá ser feito no dia seguinte até o seu lazer.

Para isso, podemos elencar 8 fatores muito importantes ao darmos prioridades na organização em nossa vida, são eles:

TEMPO

Se existe uma coisa democrática a todos, é o tempo. Todos nós temos 24 horas em nosso dia, porém, nem todo mundo sabe administrar muito bem seu próprio tempo. Subdivida seu tempo, com isso você poderá controlá-lo melhor e com isso, irá gastar menos tempo em suas atividades, tornando-se mais produtivo e eficaz.

PRIORIDADES

Seja capaz de priorizar as coisas na sua vida, e se esforce ao máximo para concluí-los. Nosso dia a dia é tão corrido que acabamos atropelando alguns afazeres, e quando damos por conta, se formou uma bola de neve de tarefas que dificilmente damos conta de finalizarmos. Classifique suas atividades por graus de importância para que possam facilitar suas prioridades.

LISTA DE TAREFAS

Liste todas as suas tarefas do dia de preferência no dia anterior. Isso fará com que você já saiba quais compromissos terá de cumprir ao longo do dia. Para isso, ideal é que você liste tudo em um único local, como um Planner /Agenda ou em algum aplicativo de celular, e na eventualidade de ter de complementar esta lista com alguma atividade, poderá ser feito sem problema algum.

PRODUTIVIDADE

Lembra da dica de aproveitar melhor o tempo? Pois bem, sabendo tirar proveito do seu tempo, você alcançará maior produtividade de suas atividades, podendo assim, conseguir mais tempo livre, além de ficar menos estressado e ter mais energia para se dedicar em suas atividades.

FOCO

Sendo organizado você terá muito mais foco naquilo que se deseja alcançar, trace o objetivo e o tenha como meta a ser alcançada. Se seu foco é produtividade, desapegue de atividades supérfluas que possam vir a te distrair e só tomar o seu tempo, como por exemplo passar muito tempo nas redes sociais ou assistir novela.

NÃO PROCASTINAR

Nada mais é do que, não adiar. Temos a tendência de deixar as tarefas mais difíceis por último e ficarmos adiando. Dica de ouro! Por mais que a tarefa seja difícil, encare ela logo de cara, faça o que tem de fazer e tente concluí-la. Saiba que, após encerrar essa atividade mais difícil, as demais atividades ficarão bem mais tranquilas de finalizar.

woman-hand-smartphone-desk

Leia também:

PAUSAS

A tarefa é exige muito tempo para se concretizar? Então, divida essa tarefa em pequenas etapas, sempre estipulando um prazo para o término. Isso facilitará a organização do tempo e dará mais ânimo para alcançar suas metas. Você pode se inspirar no método Pomodoro, em que se utiliza um Timer ou cronômetro para fazer contagem regressiva para a pausa/ próximo bloco de tempo de concentração intensa.

CALMA

Manter a calma é essencial para ser organizado. Sabemos que são tantos compromissos ao longo do dia, que por vezes nos vemos em meio a um caos. Acima de tudo isso, lembre-se de manter a calma, respire fundo, e parta para cima do objetivo. Se preferir, medite ou ouça uma música que você gosta para relaxar a mente.

photo-1547560444-e3a9cbe4419f

Quando você começar a fazer essas mudanças em sua vida, cuidando da sua agenda de compromissos, tarefas e atividades, você passa a identificar o que não é importante para você, otimiza seu tempo, prioriza e classifica atividades ao longo do seu dia, traça metas que até então não eram atingidas.

Logo, você irá perceber como é possível realizar tudo o que desejar, transformando sonhos em metas e metas em mini tarefa, aos poucos fica tudo mais leve e tangível.

Meus aplicativos favoritos para organização:

Livros que vão te ajudar:

Vida organizada: Como definir prioridades e transformar seus sonhos em objetivos

A mágica da arrumação