Melhorar sua produtividade e gerenciamento de tempo não precisa ser um grande problema. De fato, para algumas pessoas, tentar fazer grandes mudanças na sua rotina pode ser extraordinariamente desafiador. Mas existem hacks de produtividade que você pode iniciar imediatamente que vão te ajudar a mudar o seu comportamento.

Quando as pessoas tentam exagerar nos hacks de produtividade, elas tendem a ter esses dois problemas:

Primeiro, elas superestimam o que são capazes de fazer. Isso significa que inevitavelmente tentam fazer coisas demais e ficam sobrecarregados tentando fazer tudo de uma vez.

GIF: GIPHY

Segundo, elas subestimam quanto tempo realmente leva para concluir uma tarefa. E depois reclamam por “nunca ter tempo para nada”.

Assim, com esses dois problemas, geralmente desistir é o resultado de suas tentativas logo após tentar implementá-las.

Atenção: Esse post contém links de afiliado. Isso significa que se você comprar através deles, eu recebo uma pequena comissão pela indicação, mas você não paga nada a mais por isso. É uma forma de você me ajudar a criar cada vez mais conteúdo!

50 dicas de produtividade que você pode começar agora

Existem dezenas de maneiras pelas quais você pode melhorar sua produtividade e gerenciamento de tempo que levam menos de 30 minutos. Na verdade, a maioria deles você pode fazer em menos de 10 minutos! Benefício adicional – muitos desses hacks de produtividade que você pode fazer agora mesmo!

Alguns deles você pode executar repetidamente, outros você pode precisar fazer apenas uma vez, mas todos eles praticamente não exigem muito esforço e ajudam bastante a melhorar sua produtividade.

Saiba como você pode usar esses pequenos e fáceis hacks de produtividade para começar a melhorar seu gerenciamento de tempo hoje.

Mude seu ambiente

Um ambiente confuso e não amigável ao trabalho pode tornar muito mais pesada sua rotina. Veja algumas soluções:

1. Use e abuse da aromaterapia

Existem certos óleos que realmente têm propriedades que ajudam a aumentar a produtividade, a conscientização e a criatividade. Quer você os coloque em um umidificador ou em um difusor, descobri que eles rapidamente se tornaram a minha forma preferida de manter a calma e concentração durante o dia de trabalho.

Aqui estão alguns óleos que ajudam na produtividade:

Jasmim: Possui propriedades antidepressivas e calmantes dos nervos, mas também eleva e ajuda com confiança, otimismo e energia.

Limão: promove a concentração e a sensação de calma. Também pode reduzir a raiva, a ansiedade e ajudá-lo a se sentir menos cansado.

Lavanda: propriedades calmantes, reduz o estresse emocional. Ajuda a reduzir a tensão nervosa, dores de cabeça e enxaquecas.

Hortelã pimenta: Ótimo para brainstorming e um rápido aumento de energia. Promove a concentração e ajuda a estimular pensamentos claros.

2. Limpe o seu caminho

Quando você se levanta, há algo que você pode fazer enquanto se muda para um outro lugar? Você pode jogar seu lixo fora no caminho para o banheiro? Trazer sua xícara de café vazia para a pia quando estiver indo almoçar?

person tryng to grab a brown cup
Imagem: Unsplash.com

Veja se há algo que você possa resolver enquanto se desloca de um lugar para outro e faça-o.

3. Arrume a sua cama

Você odeia arrumar a cama e pensa “Por que arrumar agora se vou bagunçar a noite?”. Pois bem, arrumar a cama é importantíssimo para estimular a sua produtividade diariamente e a resposta é simples: é a primeira pequena tarefa do dia, termine ela e se sentirá motivado a realizar a próxima tarefa, e a seguinte, e assim por diante.

William H. McRaven escreveu um livro sobre como pequenas tarefas diárias são capazes de transformar a vida das pessoas, e a obra Arrume a sua cama: pequenas atitudes que podem mudar a sua vida…e talvez o mundo ficou durante quatro meses em primeiro lugar na lista das mais vendidas do jornal americano The New York Times. Ele explica alguns pontos realmente bons sobre por que fazer sua cama é tão útil!

4. Faça um compromisso público

A pressão da sociedade influencia diretamente na forma como vivemos, e por mais que existam vários contras em relação a isso, a responsabilidade externa pode te ajudar a alcançar seus objetivos.

Uma maneira fácil de fazer isso? Diga ao mundo o que você fará nas mídias sociais, no trabalho, na igreja – não importa onde! Mas é um truque fácil da produtividade para criar responsabilidade com outras pessoas.

Você com certeza não vai querer decepcionar o mundo, não é?

5. Mova seu despertador

Este é provavelmente um dos hacks de produtividade mais rápidos e fáceis que você pode fazer imediatamente. Talvez não melhore a produtividade neste segundo, mas fará a diferença amanhã!

black and gray digital wall clock reading at 11:11
Imagen: Unsplash.com

Afaste-o da sua cama. Pelo menos três metros de distância, ou outro cômodo, se possível. Isso impedirá que você pressione o botão de soneca.

6. Prepare-se de manhã

Dificilmente você vai se sentir motivado e produtivo de pijama, enquanto seu cabelo está uma bagunça e seus olhos estão cheios de remela. Faça um favor a si mesmo – tome um banho e vista roupas que te motivem a fazer o trabalho. Pode realmente ajudar você a se sentir mais produtivo.

7. Desconecte sua TV

Se você assiste à televisão enquanto faz as tarefas, ou assiste videos do youtube um atrás do outro enquanto almoça, pare o quanto antes. Já parou para assistir a algo interessante no meio da limpeza da cozinha? E de repente, duas horas depois, você ainda tem uma cozinha bagunçada? Pois é, não faça duas coisas ao mesmo tempo se quiser fazer alguma coisa direito.

8. Tenha uma amizade motivadora

Faz toda a diferença ter alguém para lembrá-lo, incentivá-lo quando você não sentir vontade de trabalhar pode ajudá-lo a se reconectar com seu propósito e talvez encontrar algumas idéias que te inspirem a agir.

Saia do celular

Os smartphones são uma tecnologia incrível que pode nos servir um tremendo benefício! No entanto, para muitos de nós que lutam com o gerenciamento do tempo, eles também podem ocupar muito tempo em nossos dias.

person taking a photo of trees
Imagem: Usplash.com

Aqui estão algumas idéias para ajudá-lo a sair do celular e entrar no seu trabalho! Embora alguns desses hacks de produtividade pareçam óbvios, você ficaria surpreso com o fato de poucas pessoas realmente se desligarem do celular para trabalhar.

1. Tire as notificações das mídias sociais

A mídia social tem seus benefícios, mas se você estiver passando de 3 a 5 horas por dia para rolar um feed sem sentido, vale a pena perder tanto tempo? Desative as notificações ou até mesmo, o que seria o ideal, exclua os aplicativos e tome a decisão de verificar apenas no computador.

2. Saia dos aplicativos

É possível que tirar os aplicativos do telefone não seja uma ideia aceitável para você. Se essa não for uma opção, faça logout sempre que terminar de usar um aplicativo. É muito menos conveniente verificar se você precisa fazer login sempre que abrir o aplicativo.

3. Coloque seu celular em outra sala

Você já reparou que o celular não é tão tentador quando não está lá? Se a mera presença for muito tentadora para pegá-lo, tire-o de vista.

4. Monitore quanto tempo gasta no celular

Quanto tempo você realmente gasta no Smartphone todos os dias? A média que uma pessoa gasta por ano é 23 dias seguidos de olho no celular – você acha que isso mata sua produtividade?

Experimente um aplicativo de monitoramento de tempo que informe quanto tempo você realmente gasta no telefone e o que exatamente está fazendo nele. De alguma forma, o constrangimento de perceber que você passa tanto tempo no telefone pode ajudá-lo facilmente a se concentrar em outra coisa.

Use a tecnologia para o bem

A tecnologia oferece muitas distrações, sim. Mas a tecnologia também oferece muitas oportunidades para hacks de produtividade dos quais podemos aproveitar agora!

pen near black lined paper and eyeglasses
Imagem: Unsplash.com

1. Cancelar inscrição de e-mails

Quantos e-mails desnecessários estão ocupando sua caixa de entrada neste momento? Mesmo se você excluir esses e-mails, receberá mais amanhã ou na próxima semana. Se não tiver valor, cancele a inscrição em vez de apenas excluir.

2. Defina horários e crie alarmes

Dê a si mesmo uma tarefa e um limite de tempo! Colocar um horário máximo para terminar uma tarefa nos dá um pouco de auto-competição, e isso pode te ajudar a entrar em ação.

3. Excluir e-mails antigos

Imagem: GIPHY

Ter toneladas de e-mails em sua lista, mesmo que você não os leia, pode fazer você temer a visita à sua caixa de entrada. Livre-se do seu medo excluindo e-mails antigos à medida que avança. Crie um objetivo pessoal para excluir cinco e-mails antigos toda vez que você verificar seu e-mail.

4. Verifique os e-mails no fim do dia

Você precisa verificar seu e-mail, mas é realmente necessário ser a primeira tarefa do dia? Gaste sua explosão inicial de energia e trabalhe primeiro nas coisas mais difíceis, e deixe o e-mail para mais tarde, quando você tiver menos energia para lidar com o trabalho desafiador.

5. Feche abas em excesso no seu navegador

Sou terrivelmente culpada de ter pelo menos 10 guias no meu computador o tempo todo. Por que isso mata sua produtividade? Basta uma rápida olhada nas minhas abas para que eu diga ‘Ah, eu esqueci tudo sobre isso!’ e mudar de objetivo.

Toda vez que você alterna entre as guias, gasta no mínimo 10 minutos reorientando sua mente para uma nova tarefa.

Melhore sua mentalidade

Ajustar sua mentalidade pode levar um pouco mais de trabalho do que alguns dos outros hacks de produtividade! No entanto, ainda existem pequenas coisas que você pode fazer agora para melhorar sua mentalidade de produtividade.

Leia também:

1. Tomar uma decisão

Você já se angustiou com uma decisão por horas, dias, semanas ou até meses? Apenas para descobrir que você poderia ter lidado com qualquer decisão perfeitamente bem? Perdemos muito tempo nos preocupando com as possibilidades e esquecendo o quanto somos capazes. Faça uma escolha e cumpra-a.

2. Concentre-se no que você pode fazer, e não no que você não pode

Por que somos tão preto e branco quando se trata de concluir tarefas?

Perder tempo reclamando e se preocupando com as coisas que você não pode realizar realmente não traz nenhum benefício – para não mencionar, consome o tempo que você teria para fazer alguma coisa, mesmo que pequena.

Então, pergunte-se: o que você pode fazer agora? Assim que surgir uma ideia, faça-a, por menor ou insignificante que pareça.

3. Celebre suas vitórias

Celebrar suas realizações é algo que não fazemos o suficiente e, às vezes, pode servir como uma poderosa motivação para seguir em frente em outras tarefas que precisamos fazer.

4. Ouça um podcast motivacional

Ouvir pessoas motivacionais é uma ótima maneira de adicionar produtividade rápida. Muitas vezes, esses indivíduos têm episódios de podcast que descrevem seus próprios desafios e como eles os superam. Veja, não é só você!

5. Escreva suas metas de longo prazo

A falta de propósito pode dificultar muito o trabalho em suas tarefas. Apenas o ato de escrever suas metas de longo prazo, não importa quão grandes ou pequenas, pode ser um grande motivador e uma direção para você obter energia para trabalhar em suas tarefas.

Sem um ‘porquê’, pode ser muito mais difícil entender o objetivo por trás do que você está fazendo.

6. Crie uma mentalidade positiva

Se você acredita que não é bom em produtividade, colhe o que planta. Mude sua mentalidade fazendo afirmações de produtividade!

be positive scrabble pieces
Imagem: Unsplash.com

Pessoalmente, as afirmações são um dos meus hacks de produtividade favoritos. Eles são tão fáceis e você pode fazê-los em qualquer lugar!

Preso por idéias? Aqui estão 10 afirmações que eu uso quando preciso ser produtiva:

  1. Eu tenho muito tempo todos os dias
  2. Eu trabalho com foco, energia, motivação e amor
  3. Sou capaz de realizar mais em menos tempo
  4. Encontro facilmente tempo para concluir meu trabalho
  5. Eu domino os meus hábitos
  6. Hoje escolho a produtividade
  7. Acho muito fácil ser produtivo
  8. Sou uma pessoa produtiva e motivada
  9. Eu controlo como passo meu tempo
  10. Gosto de concluir minhas tarefas a tempo.

Mexa seu corpo

Se queremos trabalhar da melhor maneira possível, também precisamos manter nosso corpo saudável. Seja mantendo-o em movimento ou alimentando-o com descanso e relaxamento, se esquecermos essa necessidade crítica, sua produtividade cairá. Aproveite esses hacks de produtividade enquanto cuida do seu corpo também!

1. Mantenha as mãos ocupadas

Se você precisar ouvir uma reunião ou uma aula de áudio, pode ser muito difícil se concentrar sem nada para fazer. Dê a suas mãos uma tarefa irracional enquanto ouve; isso pode ajudá-lo a ficar acordado e focado o suficiente para ouvir atentamente.

2. Alongue o seu corpo

Evite essa tensão perturbadora no pescoço, levantando-se para alongar o corpo algumas vezes durante o dia.

3. Meditar

dwarf statue in garden
Imagem: Unsplash.com

Estudos mostram que levar alguns minutos, mesmo que só 5 ou 10, para meditar regularmente pode ajudar na concentração. Pois não se trata de esvaziar a mente, mas sim focar no momento presente!

4. Dê um passeio

Se você estiver se sentindo esgotado, levante-se e mova-se. Dentro, fora, não importa! Apenas mova seu corpo e desfrute de um descanso da sua mesa.

5. Tire uma soneca

Quão difícil é trabalhar quando você está cansado? Na minha opinião, é muito difícil. No entanto, muitos de nós tentamos superar o cansaço na esperança de fazer mais. Infelizmente, essa mentalidade simplesmente não funciona. Tire uma soneca de vinte minutos, e muitas vezes isso é suficiente para lhe dar um pouco mais de energia para você passar o resto do dia.

Se você está preocupado em dormir com o alarme, tente um vídeo de uma soneca no youtube! Eles contêm batidas binaurais que ajudam a guiá-lo para um descanso e, em seguida, ajudam a acordar novamente quando é hora de começar a ser produtivo.

Adicione bons hábitos à rotina

Esses hacks de produtividade são ótimas idéias para começar a fazer regularmente. Estabelecer essas idéias em hábitos regulares não leva muito tempo fisicamente, mas eles serão muito úteis a longo prazo.

white cup with saucer near bok
Imagem: Unsplash.com

1. Leia um capítulo de um livro

A leitura é comprovada para ajudá-lo a ser mais produtivo. Você pode até ajudar a aumentar sua produtividade lendo livros sobre como melhorar a produtividade e criar melhores hábitos!

2. Diga não a um pedido

Se você precisar se concentrar em algo, diga a alguém que não. Você quase sempre é a prioridade número 1; portanto, cuide do seu trabalho antes de ajudar alguém. Isso não é egoismo.

3. Concentre-se em uma coisa de cada vez

Se você me disser que pode escrever bem enquanto ouve um podcast, provavelmente não vou acreditar em você. Pense nisso: quantas vezes você se distrai com um tópico interessante no podcast e para de escrever? Ou quantas vezes você começou a escrever tão intensamente que nem ouviu o podcast?

Faça um ou outro, porque garanto que seu foco não está presente quando você está fazendo os dois.

4. Faça a si mesmo esta pergunta crítica

A pergunta crítica é: Esta tarefa me ajuda a alcançar minha meta?

Caso contrário, esqueça e parta para outra.

5. Regra de cinco minutos

Dedique apenas cinco minutos a uma tarefa que você não deseja executar – é realmente difícil lidar com o projeto que você não deseja executar, não é?

Em vez de pensar em fazer tudo, dedique cinco minutos a fazer alguma coisa. Na maioria das vezes, você vai querer continuar além da marca de cinco minutos.

6. Organize sua mesa

photo-1505330622279-bf7d7fc918f4
Imagem: Unsplash.com

Uma mesa bagunçada não faz você se sentir muito produtivo, faz? Sem mencionar, leva três vezes mais tempo para encontrar a anotação que você escreveu na sua lista de tarefas.

No entanto, você pode manter isso muito mais fácil e simples! Jogue fora o lixo e os papéis em excesso, coloque as canetas em um porta-canetas e liberte espaço para encontrar o que importa.

7. Faça pequenos intervalos agendados com frequência

Às vezes, os hacks de produtividade giram em torno de não fazer tanto. Colocar muita energia em tarefas pode ser cansativo e não ajuda quando tentamos trabalhar por horas seguidas sem fazer mais nada.

Certifique-se de que, a cada 30 minutos de trabalho contínuo que você faz, gaste cinco minutos para se levantar, passear e deixar seus olhos focados em outra coisa.

8. Anote as distrações

Há tantas interrupções que acontecem ao longo do dia – telefonemas, textos, pensamentos, visitantes ininterruptos – a lista é interminável. E enquanto você não pode impedir que eles aconteçam completamente, você pode optar por responder de maneira diferente a eles.

Em vez de permitir que eles tomem tempo no seu dia, obtenha as informações necessárias e diga que responderá a elas em um momento melhor! Certifique-se de obter um número de telefone ou endereço de e-mail, se necessário.

E é isso ai! O ponto principal desta lista não é fazer todas as 50 coisas neste segundo!

Em vez disso, é para te dar idéias e sugestões sobre maneiras de aumentar sua produtividade, fáceis de iniciar e que não demoram muito. Melhorar a produtividade não precisa ser algo inalcançável ou mudar a vida, mas pequenas ações repetidas inevitavelmente levam a melhores resultados.

Então, qual desses hacks de produtividade você vai colocar em prática primeiro?

Me conte nos comentários!