Você quer aprender como levar as suas habilidades de planejamento para o próximo nível? Aqui estão 10 dicas simples que podem te ajudar a tirar o máximo proveito do seu planejamento diário.

Gif: GIPHY

Então, você adquiriu seu Planner (ou fez o seu Bullet Journal) e agora está pronto(a) para começar a programar e controlar sua vida! Uhul! Muito bem, antes de tudo – bem-vindo(a) ao clube! Acredite, isso vai ser ótimo e desse jeito você vai longe. Mas se você planeja seu dia ou tenta organizar sua agenda de trabalho, é importante fazê-lo da maneira correta.

O que quero dizer é que existem alguns caminhos que você deve seguir para garantir um planejamento melhor e de uma maneira mais produtiva. Confira 10 destes abaixo para começar sua jornada de planejamento.

Defina suas metas de planejamento

Antes mesmo de começar a preencher o seu Planner, pense no porquê. Por que você quer iniciar o planejamento, quais são seus objetivos? Você precisa se planejar para alcançar algumas metas de condicionamento físico? Para organizar sua vida? Para finalmente começar suas aulas de inglês?

É importante ter seus objetivos muito claros. Você tem que querer muito e estar interessado neles. Se você está apenas entrando em uma tendência, isso definitivamente não vai se manter e pode não ser tão eficaz.

Estrutura de planejamento

Você não precisa gastar horas decorando seu Planner ou algo assim. Mas duas coisas você precisa fazer: primeiro – anote seus objetivos. Uma vez no papel, eles se tornam parte do plano e, mesmo no nível subconsciente, você estará trabalhando para alcançá-las. Segundo – você deve sempre verificar suas metas mensais e anuais. No meu Planner, eu acompanho as metas anuais, semestrais e mensais.

Você precisa se certificar de não escrever apenas sua lista de tarefas, mas fazê-lo com atenção e com propósito.

Facilite o modo de ver suas tarefas

Anote suas tarefas o mais fácil possível. E acima de tudo – escreva-o em etapas alcançáveis.

Por exemplo, não escreva “ler um livro”, diga “leia do capítulo 1 ao 3 do Livro” e defina um horário. Quando você olha para sua lista de tarefas, precisa saber exatamente o que fazer, não apenas uma sugestão vaga. É assim que a procrastinação atinge as pessoas!

O que me leva a …

Monitorar resultados

Agora que você definiu suas metas e as tarefas, é importante lembrar os resultados de seus esforços.

A verificação das conquistas mensais ou trimestrais ajudará você a ver onde está a caminho de sua meta e a manter-se motivado a avançar. Você pode se controlar quantas vezes quiser.

Eu costumava fazer isso semanalmente, mas devido à falta de tempo, tive que mudar para um controle mensal. Sem essas verificações, seu planejamento não terá resultado!

Abordagem sistemática

O planejamento deve fazer parte da sua vida. Você perdeu um dia ou uma semana? Volte logo que puder. Não importa se você precisa planejá-lo em 5 minutos em um post-it, porque é sempre melhor ter um plano escrito apressadamente do que simplesmente não ter um plano.

Você precisa desenvolver o hábito de planejar sistematicamente. Quanto mais tempo você procrastinar seu planejamento, menos planejará no futuro e claro, assim os resultados serão mínimos.

Priorize suas tarefas

Como o dia tem apenas 24 horas, precisamos planejar da melhor maneira possível. Certifique-se de ter no máximo 5 top prioridades do dia.

photo-1524862655266-89c67a10c4b3

Sim, sabemos que há várias coisinhas que você precisa fazer: lavar a louça, fazer compras, tomar banho e etc… Mas estes você fará de qualquer maneira. O importante é garantir que você inclua na sua rotina algo para se aproximar do seu objetivo!

Dessa forma, a rotina diária não absorverá toda a sua produtividade e você continuará avançando em direção ao seu objetivo, devagar, sim, mas com firmeza.

Leia também:

Aprenda a se perdoar

Como mencionei antes, é importante continuar planejando e tentar não perder um dia. Mas o plano é uma instrução e a vida acontece. Às vezes, as coisas simplesmente não acontecem de acordo com o plano. Ou você não terá tempo para planejar.

É importante manter seu hábito de planejar e tentar fazer tudo acontecer, mas a outra coisa importante é se perdoar quando isso não acontecer. Você perdeu um dia – ok, acontece, tente fazer melhor amanhã!

Dê uma folga à sua cabeça

Seu planner é um lugar para escrever não apenas o que você deve fazer, mas também pensamentos e ideias. Portanto, não esqueça de fazer isso também.

Quando você coloca suas idéias no papel, deixa seu cérebro fluir ainda mais e cria algo novo. Além disso, é realmente um bom exercício para diminuir os níveis de estresse. Desenhe, pinte, recorte e cole adesivos ou fotos, se divirta e alivie sua mente.

Planejar o tempo de descanso

Sim, a maioria de nós começa a planejar ser mais produtivo. Muitas pessoas (inclusive eu) já decidiram “planejar o máximo que puder e fazer tudo em um dia!”. Isso, como aprendi muito rápido, leva você ao esgotamento. Seus objetivos não serão alcançados e você precisará descansar um pouco e se recuperar.

Portanto, não exagere no planejamento da produção. Planeje intervalos de tempo para relaxar, e assim recuperar a energia para conseguir seguir a luta dos outros dias.

Experimente sistemas diferentes

Existem muitas maneiras de planejar seus dias. Portanto, não tenha medo de experimentar e encontrar o perfeito para você! Algumas pessoas preferem a praticidade do Planner, para outras, um Bullet Journal personalizado funciona melhor. Ou talvez você seja uma pessoa digital e pode simplesmente estar feliz planejando no Excel, ou talvez no Google Agenda. Experimente e descubra o que ajuda você a ser mais organizado.

Então, esses foram meus 10 truques para planejar LIKE A BOSS! O que você aprendeu com sua experiência em planejamento? Que dicas pode compartilhar? Me conte nos comentários abaixo!

Achou este post útil? Por favor compartilhe.

Salve o Pin!