Existem várias possibilidades na hora de montar um Planner, vários formatos e materiais. Então para te ajudar na busca da melhor forma para você, juntei todas as formas possíveis de montar:

1. Fichário

Estilos

Existem vários no mercado, os principais são fichários sofisticados, também chamados de Binders, como os das marcas: Filofax, Kikki-k e Color Crush, todos com 6 furos. Eles vêm com Bolsos para colocar acessórios, elástico para guardar caneta e uma abinha para fechar. Também tem os fichários simples com 2 ou 4 argolas de PVC, que vem no máximo com um elástico para fechar, que você encontra em qualquer papelaria mais conhecida aqui no Brasil.

Ao comprar seu Fichário, fique atenta ao tamanho do diâmetro das argolas, pois assim terá uma noção de quantas folhas cabem no fichário.

Existem fichários de 2 Argolas, 3 Argolas, 4 argolas (mais comum no Brasil) e 6 argolas; e de vários tamanhos, especificamente para os Inserts de Fichário foram criados alguns padrões. Veja todos nesse post.

2. Espiral

A vantagem do espiral é a praticidade, pois em qualquer gráfica perto de casa você encontra o serviço de encadernação.

Os tipos mais comuns de encadernação são o Espiral simples (furo redondo e espiral de plástico) e o tipo Wire-o (furo quadrado, 2 argolas por furo e em metal).

Se você quiser, também consegue furar em casa com um perfurador e comprar um espiral, para montar você mesmo(a).

3. Argolas

Argolas de metal que abrem e fecham, é uma forma barata e fácil de montar. Você pode furar um bloco de papéis como quiser e juntar com quantas argolas quiser. Você consegue mudar as folhas de ordem sempre que quiser.

A maior vantagem de comprar argolas separadas é a variedade de tamanhos, que vai de 13mm à até 76mm, se ajustando às suas necessidades. Porém as desvantagens são que as argolas ficam soltas, diferente de um fichário, então ficam “bamboleando”… e você precisa abrir uma a uma para poder tirar as folhas.

Para até 150 folhas, em uma gramatura leve você pode consegue usar o de 32mm por exemplo. Você encontra facilmente no mercado livre ou na Amazon, e também encontra prateado, dourado e, se procurar bem, até colorido.

4. Sistema de discos

Imagens: The Happy Planner, Caderno Inteligente, Meu caderno de disco

Essa opção é como uma mistura de espiral e fichário, você monta apenas com discos, e pode tirar as folhas e montar como quiser. Exige uma furação especial, para que os discos encaixem perfeitamente e não soltem. Para destacar as folhas é muito simples, é só puxar de cima para baixo, perto dos discos. Você pode ver melhor como funciona nesse vídeo do caderno inteligente. (que não está me patrocinando, infelizmente).

As marcas mais famosas que vendem esse tipo de sistema são: The Happy Planner (EUA), Caderno Inteligente (Brasil), e um que descobri recentemente, o Meu caderno de Disco (Brasil).

Existe no mercado um perfurador de papel específico para cortar as folhas de forma que encaixem nos discos. As marcas mais famosas são: Arc Staples e Create 365 (Happy Planner).

Infelizmente esse tipo de perfurador não é vendido no Brasil, portanto para adquirir seria preciso importar dos Estados Unidos ou comprar lá. Mas são vendidos vários refis já com essa folha furada, e então é só imprimir sobre elas se quiser.

O tamanho dos discos variam de marca para marca, o tamanho G do Meu caderno de disco equivale ao tamanho médio do Happy Planner por exemplo. É sempre bom pesquisar o tamanho do diâmetro de cada marca para decidir qual é melhor para o seu Planner e quantas folhas cabem em cada um.

5. Costura

Se quiser fazer seu próprio Bullet Journal, você pode dobrar uma quantidade de folhas ao meio e costurá-las, existem vários tutoriais no Youtube. Eu fiz uma coletânea dos meus 10 canais preferidos nesse post.

As formas mais comuns de costura são copta de 1 agulha, costura correntinha e encadernação japonesa. Mas se você não quiser montar o seu Bullet sozinha, você encontra cadernos já prontos como os da A.craft e Moleskine, que podem ter páginas pautadas, pontilhadas ou lisas. Você encontra também encadernação com grampos.

6. Sketchbook sem costura

Uma opção não muito conhecida é fazer o seu próprio Sketchbook. O que você deve fazer não é nada complicado: juntar todas as folhas no tamanho que escolheu, prender de alguma forma, passar cola na lateral e depois montar uma capa com papel paraná forrado, e ai é só colar as folhas na capa. Conheci essa forma de montar através desse tutorial da May Furtado.

Também encontrei uma forma muito simples, que é fazendo apenas 2 furos nos papéis, e criar capa e contra capa com 2 furos também, e ai é só juntar tudo com um cordão ou laço passando em cada furo e dar um nó. O acabamento não fica tão bom como o da primeira ideia, mas achei bem prático por não precisar de cola.

Acessórios para tubinar seu Planner

  • Bolso para guardar papéis
  • Canetas gel
  • Marca-texto
  • Clips Decorativos
  • Elástico para fechar o Planner
  • Marca-páginas
  • Washi-tapes
  • Adesivos
  • Post-its
  • Bloquinho de anotações na contra-capa
  • Carimbos

E é isso ai! Se você curtiu, não esquece de compartilhar pra ajudar o Blog a crescer! 😉